MS.Sem kit intubação, Hospital Regional suspende novos atendimentos por 24 horas

Hospital ficou sem receber novos medicamentos e fez empréstimos com outros hospitais para manter pacientes

Por falta de medicamento para intubação, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) suspendeu o recebimento de novos pacientes graves por 24 horas. A unidade realizou empréstimos de outros hospitais em pequenas quantidades para manter pacientes já intubados.  

De acordo com a diretora do Hospital Regional, Rosana Leite, o local ficou com estoque crítico com duração de horas de sedativos. Ele explica que a demanda é muito alta porque o Hospital possui 138 pacientes com Covid-19 intubados.  

“Conseguimos empréstimos da Cassems, Unimed, Humap [Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian], Pênfigo e Santa Casa em quantitativo pequeno que durará mais 24 horas”, afirma Leite.

A diretora explica que pacientes em cateteres e máscaras de oxigênio estão sendo recebidos normalmente. “Apenas os intubados que não recebemos desde ontem. Solicitamos isto ao gestor pleno, secretário José Mauro e comunicamos ao secretário de saúde do estado e ao ministério Público ontem por ofício”.

Rosana destaca que há previsão para que novos medicamentos cheguem na noite de hoje ao hospital, e assim a unidade poderá voltar a receber pacientes após as 24 horas de suspensão.  

“Ontem o governador foi a Brasília e hoje liberou uma aeronave para buscarem estes medicamentos em SP. Assim há previsão de chegada agora à noite, o que poderemos voltar a receber os pacientes”, concluiu.  

Distribuição de kit intubação

O Governo do Estado recebeu novo carregamento com 45.416 medicamentos do Kit intubação na noite de hoje (14). O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que a escassez dos medicamentos do kit intubação está ocorrendo em todo o país e que estão sendo tomadas as medidas necessárias para que os hospitais sejam abastecidos com os insumos.  

“Continuamos no enfrentamento contra o coronavírus nesse momento difícil da pandemia”, relatou.

O Kit intubação será distribuído aos hospitais que estão no mapa de leitos do plano de contingência para Covid. A Resolução considera os dados enviados semanalmente por hospitais, informando estoque e consumo médio mensal, enviados semanalmente pelas unidades hospitalares.

O Governo do Estado adquiriu 41.416 unidades de sedativos provenientes de compra direta realizada pelo Governo do Estado, através de processo licitatório. Na terça-feira (13) chegou carregamento com 4 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares.

Em 30 de março chegou carregamento enviado pelo Ministério da Saúde com 8.325 ampolas de bloqueadores neuromusculares. Em 29 de março, a SES recebeu 7.930 unidades de sedativos provenientes de compra direta realizada pelo Governo do Estado através de processo licitatório.

Em 26 de março Mato Grosso do Sul recebeu 14,7 mil unidades do kit intubação, enviados pelo Ministério da Saúde, sendo 4,3 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares e 10,4 unidades de sedativos. CORREIO DO ESTADO.