MPF denuncia oito traficantes internacionais de armas e drogas que agiam no MS e RS

MPF denuncia oito traficantes internacionais de armas e drogas que agiam no RS

Organização criminosa tinha ramificações no Mato Grosso do Sul e no Uruguai

11/03/2020 –

EDUARDO MATOS

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou oito integrantes de uma organização criminosa que atuava no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul e no Uruguai. Conforme a Procuradoria da República de Rio Grande, responsável pelo caso, o grupo tinha como bases as cidades de São José do Norte, no sul gaúcho, e Bonito e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A aquisição de drogas e armas era feita na Bolívia e no Paraguai. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

A denúncia é resultante da Operação Highlander, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2019. Na oportunidade, foram cumpridos mandados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do Uruguai. O juiz da 1ª Vara Federal de Rio Grande, Adérito Martins Nogueira Júnior, deu prazo de 48 horas para que o MPF explique se os casos têm conexão com outras ações que já tramitam nas cidades sul-mato-grossenses de Dourados e Ponta Porã.

O MPF acredita que a organização criminosa tenha sido desarticulada, em razão da prisão preventiva de quatro de seus membros, sendo dois líderes. Durante a investigação, foram reunidas provas de que o grupo, além de traficar armas e drogas, era muito violento e praticava outros crimes, como homicídio, lesão corporal e receptação.

Também ficou comprovado, segundo a Procuradoria, que um segundo grupo criminoso agia na cidade gaúcha do Chuí, onde comprava drogas e vendia para cidades uruguaias ou trocava por armas.