Ministro vem à Capital participar de reunião sobre corredor bioceânico

Ernesto Araújo, de Relações Exteriores, estará em Campo Grande ao lado de representantes do Chile, Argentina e Paraguai

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estará em Campo Grande na quinta-feira (22) para participar do encerramento da 8ª Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviária Bioceânico que começa amanhã no Hotel Deville.

Além do ministro, também participam o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e representantes dos governos do Chile, Paraguai e Argentina.

O encontro anterior ocorreu no início de abril em Assunção, capital do Paraguai. Mato Grosso do Sul foi representado pelo titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. O grupo também foi constituído há três anos para debater a implantação da rota rodoviária ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

A reunião começa amanhã, a partir das 9h. A abertura contará com o ministro João Carlos Parkinson de Castro, coordenador Nacional do grupo de trabalho; Patrício Perciavalle, coordenador do grupo pela Argentina; Roberto Ruiz Piraces, embaixador e representante do Chile; e Glória Irma Amarilla, coordenadora do Paraguai.

Às 11h, está prevista uma apresentação de Ricardo Sanchez, chefe da Unidade da Comissão Econômica para a América Latina da ONU (Organização das Nações Unidas). À tarde, o grupo se divide em mesas de trabalho para debater infraestrutura, transporte e logística, produção e comércio, simplificação dos procedimentos aduaneiros, rede de universidades, e turismo.

O segundo dia de evento tratará sobre a promoção de voos regionais a partir do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O secretário Jaime Verruck apresentará o Decola MS, Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional, que reduz a alíquota do imposto sobre o combustível para as empresas de aviação que operarem novos voos ou ampliarem a malha aérea no Estado. cgnews