Ministro diz que confia em redução de “imposto absurdo de 25%”

Ministro diz que confia em redução de “imposto absurdo de 25%”
Henrique Alves escreveu que confia em compromisso por alíquota menor. Setor de turismo pede redução para 6% do IR cobrado sobre remessas.
O ministro do Turismo, Henrique Alves, disse estar confiante no compromisso do governo para reduzir a alíquota de 25% de Imposto de Renda (IR) sobre remessas ao exterior. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (5) em sua conta pessoal no Twitter e confirmada pelo órgão ao G1.
“Uma palavra confiante ao segmento turístico. Continuo confiante no compromisso assumido na redução do imposto absurdo de 25%. Turismo vencerá!”, afirmou o ministro na rede social. O tributo era isento até o fim do ano passado para remessas de até R$ 20 mil.
IMPOSTOS NO BRASIL
São mais de 90 tributos em vigor no país.
quanto pagamos de impostos
impostos sobem em 2016
novo ICMS
retorno dos impostos
campeões de tributos
arrecadação federal
A alíquota do Imposto de Renda de 25% passou a ser cobrada em 1º de janeiro sobre o envio de dinheiro ao exterior para gastos pessoais, especialmente viagens.
VEJA QUEM ESTÁ LIVRE DO IMPOSTO SOBRE GASTOS NO EXTERIOR
A cobrança elevou o custo de empresas que prestam serviços fora do país, sobretudo as agências de turismo. Despesas com educação, saúde e fins científicos ficaram livres da cobrança.
Apoiadas pelo ministério do Turismo, entidades do setor defendem a volta de um acordo que não vingou, fechado no ano passado com o Ministério da Fazenda, garantindo que a alíquota baixe para 6%. O objetivo é aproximar a alíquota à do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) – que hoje é de 6,38% – nas compras com cartão de crédito no exterior.
Em janeiro, o Ministério da Fazenda informou ao G1 que “comprometeu-se em apresentar uma proposta ao setor de turismo” até o dia 19, mas não houve uma solução.
Em nota, o ministério declarou nesta sexta que “reafirma seu otimismo para a resolução do impasse envolvendo o setor do Turismo, com a cobrança de 25% de imposto para remessas ao exterior”.
Ainda segundo o órgão, desde o ano passado, Alves participou de diversas reuniões com empresários e a equipe econômica do governo para chegar a um consenso a respeito do assunto. “A expectativa do setor é que a alíquota seja reduzida para 6%”, diz o órgão.
“Esse valor foi acertado em dezembro, durante uma reunião com Henrique Eduardo Alves, representantes do setor e o então ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A equipe econômica está trabalhando para encontrar o caminho técnico correto para conseguir cumprir o acordo com o setor do Turismo.”, diz o Turismo, em nota.
Fonte: G 1