Milho: Paraná terá supersafra de 16 milhões de toneladas na safrinha, diz Deral

Tempestade que atingiu 16 municípios do oeste do estado no último fim de semana não deve afetar as estatísticas

Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná estima uma supersafra de milho no estado, com 16 milhões de toneladas neste ciclo de inverno.

Grande parte das lavouras de milho segunda safra estão em bom andamento no estado. A área plantada é de 2,7 milhões de hectares, a maior extensão da história, de acordo com o Deral.

Do relatório anterior do departamento para o atual, as lavouras em condições médias registram aumento de apenas 1 ponto percentual, enquanto que 96% das lavouras estão com desempenho bom.

O relatório semanal mostra que 1% das lavouras do grão já entraram na fase de maturação, 23% estão frutificando, 39% estão na fase de floração e 37% já avançaram para o desenvolvimento vegetativo.

O boletim ainda destaca o início da semeadura do trigo, com 3% da área plantada, o que representa aproximadamente 35 mil hectares. No total, 89% do cereal está germinando e 11% já apresenta desenvolvimento vegetativo. A avaliação da qualidade das plantas é boa.

De acordo com o Deral, o volume de chuvas no estado está favorável e bem distribuído para o bom desenvolvimento do milho e a estimativa de recorde de 16 milhões de toneladas desta segunda safra está mantida no estado.

A tempestade que atingiu 16 municípios do oeste do Paraná no último fim de semana não deve entrar para as estatísticas de quebra do estado.

“Chuvas nesse nível de granizo e nessa intensidade são situações muito isoladas, elas não pegam por exemplo uma cidade toda. Num primeiro momento, não deve impactar em termos de número geral do estado. A gente vai ter uma produção acima do que era inicialmente esperado para o Paraná e na região oeste especificamente também. Confirmando essa supersafra, realmente vai ser um alento geral para abastecimento do estado”, afirma o analista de Milho do Deral, Edmar Gervásio. Segundo ele, a previsão de produzir 16 milhões de toneladas agora leva a crer que os estoques do cereal no estado devem ser recompostos.

Geadas

O Deral também informou que as geadas previstas para os próximos dias devem ocorrer apenas na região sul do Paraná, onde não há plantações de milho safrinha, apenas de trigo, que pode ser favorecido com a ocorrência. Canal rural