Mercosul trocará informações para combater o crime transnacional

um maior intercâmbio de informações, o reforço na cooperação policial e a criação de equipes de investigação conjunta são algumas das medidas que os países do Mercosul avaliaram nesta sexta-feira (9) para combater o crime transnacional.

“Trabalhamos sobre uma maior colaboração no combate às organizações criminosas que tentam manter filiais em diferentes países”, explicou a ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, em declarações à imprensa após a realização da 45ª reunião de ministros da Justiça do Mercosul.

CDE NEWS.
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera, Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu
i.imgur.com/removed.png
con FM CDE news
espresas del grupo www.capitanbado.com

A luta contra a corrupção foi um dos assuntos abordados, já que a Argentina tem uma “dívida pendente” com a sociedade em matéria de investigação deste tipo de casos, indicou o responsável de Justiça do país platino, Germán Garavano.

Este é um problema que afeta toda a região e que foi discutido nas reuniões que o ministro manteve nos Estados Unidos, para onde viajou com o objetivo de criar mecanismos de cooperação e investigação judicial. Nesse sentido, Garavano afirmou que o Departamento de Justiça americano expressou seu “total apoio” às instituições argentinas em matéria de investigação de crimes.

Durante o encontro desta sexta-feira, realizado em Buenos Aires, foram obtidos avanços na criação de protocolos relacionados com pessoas estrangeiras privadas de liberdade, bem como em questões como o acesso de migrantes e de pessoas em situação de vulnerabilidade à Justiça.

A lei de proteção de dados pessoais e os desafios que ela supõe, tanto em termos de investimento como de desenvolvimento tecnológico e de bases de dados, também foram assuntos abordados pelos ministros dos países participantes.

Além de representantes de Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai – Estados-membros do Mercosul – também participaram chefes policiais da Bolívia – que está em processo de adesão ao bloco – e de Chile, Colômbia e Suriname, que são países observadores do Mercosul, segundo o Ministério de Segurança argentino.

A reunião começou ontem em Tigre e continuou nesta sexta-feira no Palácio San Martín da cidade de Buenos Aires, sede do Ministério das Relações Exteriores argentino, já que o país exerce neste semestre a presidência temporária do bloco.
Incubadoras Amambay- Nuestro nuevo Auspiciante.
PUBLICIDAD: