Maconha K4 é apreendida em Dourados; droga tem alto poder alucinógeno

Izailda Camilo, de 52 anos, foi presa por policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), na manhã desta quarta-feira (19). Com ela, foi efetuada a primeira apreensão da maconha K4 em Dourados. A droga tem alto poder alucinógeno.

De acordo com o delegado da Defron, Rodolfo Carlos Ribeiro Daltro, após denúncia, a equipe se deslocou para a Rua Guia Lopes, na Vila Industrial, e abordou a suspeita no momento em que ela recebia a encomenda vinda pelos Correios.

No endereço, foram encontrados 500 pontos da maconha sintética e cada ponto pode ser fracionado em outras quatro partes. A droga tem efeito até 100 vezes maior do que o da maconha, possuindo grande poder de dependência. 

A K4 é formada por sustâncias que simulam ou têm reação parecida com o THC, principal componente psicoativo contida na planta de maconha, entretanto, é mais potente, tanto que pode causar efeitos alucinógenos apenas ao tocar.

O produto é dissolvido no meio líquido e borrifado em papel e basta colocar um pedaço na boca e deixar a droga se desmanchar pela saliva.

Conforme informações policiais, o material seria entregue ao companheiro da suspeita, de 32 anos, que cumpre pena na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) pelo crime de tráfico de drogas. 

Ao contrário de outras drogas, o K4 é produzido em laboratórios de grandes centros e encaminhado para regiões de fronteira, principalmente pra reabastecer o sistema penitenciário, pois tem facilidade de passar despercebido.

Também foram apreendidos oito celulares com a suspeita, inclusive, ela tentou quebrar um deles durante a ação.