Juiz é suspeito de favorecer casal que obrigou menina a tomar soda cáustica

Juiz é suspeito de favorecer casal que obrigou menina a tomar soda cáustica

O juiz paraguaio Édgar Ramirez é suspeito de favorecer o casal Rosa Lorena Delvalle e Anderson Rios Villalba, acusados de tentativa de homicídio e tráfico de pessoas após estuprar, torturar e obrigar uma adolescente, de apenas 15 anos, a tomar soda caústica, em janeiro deste ano. Documentos de arquivo reforçam a evidência do desempenho irregular do juiz, publicou o ABC Color.

No dia 13 de março, usando o artigo 83 do Código de Processo Penal, os advogados Antonio Sánchez e David Ayala, que representam o casal, prometeram apresentar os clientes em troca da revogação do mandado de prisão. Ficou designado que o casal teria de se apresentar, mas o acordo não foi cumprido.

Auditoria
A suspeita levantada pelo Departamento de Auditoria do Poder Judiciário é de que, além do não comparecimento do casal, um simples pedido dos advogados foi suficiente para o juiz Ramirez decidir anular o mandado contra o casal, no dia 17 de março.

Ele também reiniciou o procedimento e fixou uma data para o acusado comparecer na audiência de imposição de medidas.

SAIBA MAIS
Casal que estuprou e obrigou garota a tomar soda cáustica se apresenta ao MP
Tribunal julgará casal que obrigou adolescente beber soda cáustica
Defesa pede adiamento de audiência de casal que obrigou jovem tomar soda cáustica
“Considerando que os arguidos estão à disposição e alcance da justiça, de acordo com a carta de 13 de março apresentada pelos advogados, que exigem o julgamento do presente caso, é por isso que é apropriado extinguir e tornar ineficaz o mandado de prisão”, disse o juiz em uma parte de sua decisão, que é objeto de uma análise do Departamento de Auditoria do Poder Judiciário por despacho do Tribunal.

Delvalle e Ríos Villalba são acusados ​​de tentativa de homicídios e tráfico de pessoas, crimes com punição superior a cinco anos de prisão. É por isso que a defesa dos suspeitos tentou modificar a classificação, de modo que seus clientes não sejam encaminhados à penitenciária.

Os julgamentos do juiz Ramírez, tanto no caso de tentativa de assassinato quanto no caso de tráfico de pessoas, são analisados ​​por funcionários do Departamento de Auditoria, encarregado do advogado Mario Elizeche.
O caso

O crime aconteceu no dia 13 de janeiro de 2017. A menina morava e trabalhava na residência do casal, Anderson Rios, o ‘Pepe’, e Rosa Lorena Delvalle. Rosa teria descoberto que o marido estuprou a adolescente e, ao invés de procurar a polícia, espancou a menina e a obrigou a tomar soda cáustica.

Logo após o crime, o advogado do casal chegou a dizer que os clientes estavam em uma praia no Brasil, além de afirmar que a adolescente tinha se envenenado por conta própria. Antes de fugir, a suspeita é que o casal tenha ido até o hospital onde estava a menina e a ameaçado. Com a fuga, a justiça paraguaia emitiu uma captura internacional contra o casal.