Utiliza o smartphone antes de dormir? 4 dicas para contrariar o hábito

Embora para a maioria das pessoas da tela do smartphone seja a primeira coisa que veem de manhã e a última para onde olham de noite, a verdade é que vários estudos concluíram que o uso de smartphones antes de dormir é mau para o sono, uma vez que estimula a mente de forma a pensar que precisa de permanecer acordada. Por isso, a National Sleep Foundation aconselha 30 minutos livres de gadgets antes de se ir dormir.

Assim, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-lhe quatro dicas para evitar a utilização do smartphone à noite – para que possa descansar e focar-se na sua boa utilização durante o dia! 

1. Opte por ouvir um podcast em vez de ver um vídeo

Embora seja habitual ver um vídeo para ajudar a relaxar e a dormir, a verdade é que tal produz o efeito contrário. Mas para se manter entretido e relaxar por alguns minutos há outra solução: podcasts. Assim consegue divertir-se sem ser forçado a absorver as luzes das telas dos smartphones e pode até optar por um podcast especial para relaxar. Podes ouvi-los através de fones ou, para evitar ter o smartphone ao pé, colunas Bluetooth. 

2. Imponha um horário limite da utilização da Internet

Uma vez que a maior parte das notificações e interações que nos chegam durante a noite são através da Internet, opte por limitar o seu uso depois do jantar: imponha um horário limite a partir do qual desliga o WiFi. Por vezes a maior tentação ocorre quando ouve ou vê a luz de uma notificação e é ‘obrigado’ a ver do que se trata… se o smartphone não der sinal, pode sempre colocar-se a par de tudo pela manhã!

3. Deixe o smartphone fora de alcance

Sabe aquelas pessoas que colocam o smartphone longe para se levantarem assim que o despertador toca? Utilize a mesma lógica… mas para não mexer nele. Esta dica requer disciplina para ser colocada em prática, mas é realmente eficaz e ajuda a promover outros hábitos pré-sono como, por exemplo, ler um livro. Pode deixar o smartphone noutra divisão da casa até que se torne num hábito.

4. Utilize o ‘Modo de Avião’ ou a função ‘Não Incomodar’

Para garantir que não utiliza mesmo o smartphones durante a noite, e caso não o queira desligar totalmente, opte por colocá-lo em ‘Modo de Avião’ ou por acionar a função de ‘Não Incomodar’. Tenha ambas as opções na barra do menu superior do seu smartphone e basta selecioná-las. Assim, de manhã quando acordar, basta desativar e tem o equipamento pronto para utilizar. 

Se não conseguir mesmo resistir a utilizar o smartphone antes de dormir, uma solução para reduzir os efeitos do brilho da tela é ativar o modo noturno. Para isso basta ir a ‘Definições’, ‘Tela’ e ‘Modo Noturno’. Isto permite colocar um filtro, minimizando os efeitos visuais e reduzindo a luz azul emitida pela tela. Esta solução não impede, no entanto, os efeitos de ler um email preocupante ou de ver um filme de terror, cujo efeito secundário poderá ser a falta de sono!