Jovem de 18 anos que voltou da Itália é nova suspeita de coronavírus em Dourados

Dourados notificou mais uma suspeita do novo coronavírus (COVID-19) na noite de sábado (14). Uma jovem de 18 anos deu entrada no hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) com sintomas após voltar de viagem à Itália.

O Dourados News confirmou essas informações na manhã deste domingo (15) com a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza. Segundo ela, a paciente permanecerá em isolamento domiciliar até a conclusão de exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita, situação prevista nos protocolos elaborados para essa doença, considerada pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em recente divulgação feita pela Prefeitura de Dourados, o diretor administrativo da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Mateus Tavares Fernandes, explicou “que os casos suspeitos identificados no município, que estiverem estáveis, deverão ser mantidos em isolamento no serviço de saúde ou domicílio”.

“Já os casos com evoluções mais graves, deverão ser destinados ao atendimento de maior complexidade onde tenham todo o suporte necessário de acordo com o quadro clínico apresentado (UPA, Hospital Universitário e ou Hospital da Vida)”, detalhou a publicação sobre o plano municipal de contingência.

Também no sábado, no mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o único caso suspeito tratado como suspeito em Dourados, de pessoa que viajou para a Espanha, foi descartado.

Embora Mato Grosso do Sul tenha ficado com somente uma suspeita sob investigação, notificada na sexta-feira (13) em Três Lagoas, de paciente que passou pela Holanda, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, informou que houve duas confirmações em Campo Grande.

Em entrevista coletiva concedida em hotel de Dourados, ele revelou que os sul-mato-grossenses contaminados com o novo coronavírus são um homem de 31 anos e uma mulher de 23 anos, ambos residentes na capital e em isolamento domiciliar.

A mulher teve contato direto com uma pessoa com teste para o Covid-19 comprovado no Rio de Janeiro, e o homem viajou nas últimas semanas para Londres, na Inglaterra, e posteriormente esteve próximo de uma pessoa com coronavírus confirmado na cidade de São Paulo. DOURADOS NEWS