Jovem cientista de MS participa de talk show na Rede Globo

Jovem cientista de MS participa de talk show na Rede Globo

O aquidauanense Luiz Fernando da Silva Borges, 19 anos, um dos principais jovens cientistas do Brasil, será um dos entrevistados desta quarta-feira, dia 02 de maio, no programa Conversa com Bial, da Rede Globo, apresentado pelo jornalista Pedro Bial. O talk show é exibido às 23h45 (horário de MS).

Em entrevista ao site O Pantaneiro, Luiz informou que o programa foi gravado no mês passado e o tema do debate foi o ensino público no país. “Falamos sobre o protagonismo a partir do ensino público, sobre como, independentemente de suas condições, como você pode arregaçar as mangas e fazer algo por conta própria”, informou.

O roteirista e produtor da novela Malhação, Cao Hamburger, também participou da discussão sobre o tema.

Luiz já recebeu mais de 60 prêmios por conta de pesquisas na área de engenharia biomédica. Entre as premiações, estão três da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Isef), uma das mais importantes do mundo, realizada anualmente nos Estados Unidos.

A primeira pesquisa do estudante foi realizada entre 2013 e 2015, onde ele desenvolveu um aparelho de amplificação de DNA para realização de testes de paternidade, detecção de doenças e trabalhos periciais, em versão mais barata do que os modelos existentes no mercado.

Luiz também desenvolveu programa para controle de prótese, que permite maior precisão de movimentos. Atualmente, ele trabalha em plataforma que permite a comunicação com pacientes em coma, através do registro e análise das atividades cerebrais.