Itália registra 18.727 casos de Covid-19 e 761 mortes num dia

A Covid-19 fez um total de 63.387 vítimas mortais no país.

Itália registra 18.727 casos de Covid-19 e 761 mortes num dia

No último dia, foram também registradas 761 mortes, elevando o total acumulado de óbitos para 63.387.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo Ministério da Saúde italiano, são 690.323 os casos ativosno país (menos 6.204 face a ontem).

Apesar do elevado número de óbitos, o número de pacientes internados continua a diminuir, sendo de 28.562 (526 a menos que na quinta-feira), mas 3.265 ainda estão em cuidados intensivos, reduzindo 26 em relação ao dia anterior.

O governo italiano está sofrendo fortes pressões, tanto de autarcasde algumas localidades como da oposição e até de algunssetoresda maioria parlamentar que apoia a coligação, para flexibilizar algumas medidas de contenção durante as festas de Natal, nomeadamente para permitir viagens entre municípios.

O ministro da Saúde, RobertoSperanza, é a favor da manutenção das regras, mesmo durante esse período, considerando mesmo que as medidas deveriam ser intensificadas durante os dias de festas de Natal e de Ano Novo.

Em Bruxelas, onde participa na cimeira europeia, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse que, mesmo se algumasexceçõesforem introduzidas, “será necessária muita cautela”.

De acordo com os meios de comunicação italianos, estão sendo analisadas duas hipóteses: permitir uma exceçãopara quem vive em municípios com menos de 5.000 habitantes – considerados mais penalizados que as grandes cidades – ou flexibilizar a medida de forma generalizada a nível provincial.