Irã ignora sanção dos EUA e dispara míssil com 2 km de alcance

País enfrenta sanção dos Estados Unidos por causa de testes

Joaquim Padilha

O Irã disse neste último sábado (23) que realizou um teste bem-sucedido com um novo míssil balístico, com capacidade de alcançar até 2 mil quilômetros de distância. O país anunciou que pretende continuar a desenvolver seu arsenal apesar da pressão dos EUA para parar.

Segundo anunciado pela imprensa do país, o míssil teria capacidade de carregar várias bombas nucleares. O Irã declarou “não ter planos” de seguir as sanções impostas pelos EUA ao país durante a última reunião da ONU (Organização das Nações Unidas).

O míssil, que recebeu o nome de Khorramshahr, é o terceiro com o alcance de 2 km produzido no país. Ele foi exibido durante uma parada militar na última sexta-feira (22), quando o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que iria fortalecer as capacidades da arma.

Pelo Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o Irã de manter relações com a Coreia do Norte, país que também faz testes nucleares, e disse que o lançamento do míssil mostra a fragilidade do acordo entre o Irã e o ex-presidente Barack Obama.

“O Irã acabou de testar um míssil balístico capaz de chegar a Israel. Eles estão trabalhando com a Coreia do Norte”, disse Trump nas redes sociais. “Não [era] muito o acordo que tínhamos!”, completou.

Na Assembleia da ONU, na última quinta-feira (21), Trump acusou o Irã de ampliar sua capacidade de construção de mísseis e exportar violência para a Síria, Iêmen, e outros países do oriente médio.