Hepatite misteriosa leva dezenas de crianças a hospitais na Europa; OMS investiga casos

Seis pacientes precisaram de transplante de fígado; exames não apontam nenhum dos vírus conhecidos por causar a doença

Reino Unido registrou ao menos 74 casos de hepatite de origem desconhecida em crianças

ANDY RAIN/EPA/EFE

A OMS (Organização Mundial da Saúde) monitora de perto as dezenas de casos de hepatite de origem desconhecida em crianças no Reino Unido, Espanha e Irlanda, alguns precisando de transplante de fígado, segundo comunicado emitido nesta sexta-feira (15).

O Reino Unido registrou dez casos de hepatite grave na Escócia em 5 de abril, saldo que subiu para 74 três dias depois, de acordo com a OMS, que espera que novos casos venham à tona nos próximos dias.

Alguns dos afetados tiveram que ser transferidos para serviços especializados em doenças do fígado, e seis crianças precisaram de transplante, detalhou a OMS.

Além disso, pouco menos de cinco casos (possíveis ou confirmados) foram relatados na Irlanda e três na Espanha, explicou a OMS. Mas nenhuma morte foi registrada.

Essa hepatite afeta principalmente crianças com menos de 10 anos de idade e manifesta-se por sintomas como icterícia (amarelecimento da pele), diarreia, vômitos e dor abdominal.

Os vírus habituais da hepatite (A e E) não apareceram nas crianças afetadas. As autoridades de saúde britânicas informaram recentemente que estavam examinando a hipótese de um tipo de vírus — adenovírus — e demais causas, como Covid-19, outras infecções ou fatores ambientais.

No entanto, eles descartam qualquer vínculo com a vacina contra Covid, já que nenhum dos casos no Reino Unido a recebeu.

R7