Guia do horóscopo: tire suas dúvidas sobre as previsões e saiba o que 2016 te reserva

uando um novo ano se inicia, um dos mais tradicionais hábitos é procurar as previsões astrológicas. Assim como outros estudos, a Astrologia utiliza um vocabulário próprio que interfere diretamente em sua compreensão. Pensando nisso, o DAQUIDALI resolveu esclarecer estes conceitos para que você entenda com clareza o que 2016 te reserva.
Surgida há mais de oito mil anos, a ASTROLOGIA nasceu na Mesopotâmia e é mais antiga do que as civilizações gregas e romanas. De acordo com o astrólogo ANDRÉ DAMETTO, sócio da ALD Consultoria, uma empresa que realiza coaching de carreiras usando previsões astrológicas, cada ASTRO (planetas, Lua e o Sol) tem uma função no mapa astral. Já os SIGNOS, representam a forma de expressar as previsões e as CASAS simbolizam os ambientes onde elas se manifestam com mais potência. “Sendo assim, o astrólogo combina os arquétipos de cada planeta, signo e casa, e analisa suas combinações”.
Dametto explica que cada astro tem uma VELOCIDADE DE MOVIMENTAÇÃO no mapa astrológico. A Lua, por exemplo, passa entre dois e três dias em cada signo, enquanto Plutão pode ficar em trânsito por uma casa entre 14 a 40 anos. “Para cada pessoa há efeitos de curto, médio e longo prazo da influência dos astros nas casas e signos e, por isso, eles interferem em previsões diárias, semanais, mensais e até mesmo de toda uma geração”.
Tire agora todas as suas dúvidas sobre a previsão astrológica e os significados das palavras, termos e expressões mais usadas. FELIZ ANO NOVO!
AFINAL, O QUE É O HORÓSCOPO?
Segundo Dametto, o horóscopo é uma LEITURA ASTROLÓGICA das posições dos astros, signos e casas em um momento específico. “Ele pode ser usado para a leitura de símbolos astrológicos de qualquer evento, seja o dia do nascimento de uma pessoa ou a data de abertura de uma empresa”. O profissional também comenta que a astrologia vai muito além das previsões para os signos.
O QUE É SIGNO?
Seu signo é definido pelo dia em que você nasceu e depende da casa em que o Sol estiver no mapa naquela data. “Ele representa a nossa essência, a nossa força vital. É o que temos de mais ÍNTIMO E VERDADEIRO e está relacionado com a identidade da pessoa, gostos e a expressão interna”, explica Dametto.
O QUE É SIGNO ASCENDENTE?
O signo ascendente é aquele que surgiu no horizonte no momento em que você nasceu. Ele se refere à sua personalidade, como você se manifesta e gostaria de ser em sua vida.
QUAL A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DA LUA E DO SOL PREVISÕES?
De acordo com Dametto, cada astro possui sua simbologia. O SOL representa a força criadora. Já a LUA, por sua vez, percorre o zodíaco em 28 dias e representa a expressão dos sentimentos e emoções, sendo associada à expressão da alma. “O signo lunar é aquele em que a Lua passava no dia e hora do nascimento, indicando como sentimos e reagimos emocionalmente às circunstâncias da vida”.
O QUE É MAPA ASTRAL?
É a mandala, ou seja, a roda que contém a REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CÉU no exato momento de seu nascimento. Nela estão contidas: as 12 casas, os astros e os signos representados. “É nele que são feitas as interpretações astrológicas”.
Para DESENHAR UM MAPA, segundo o especialista, são necessários cálculos baseados na data, hora e local em que você nasceu. “Os dados têm de ser PRECISOS, porque alguns minutos podem alterar o desenho geral do mapa”.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SIGNOS DE TERRA, ÁGUA, AR E FOGO?
Cada signo possui um elemento astrológico, que representa a constituição da pessoa e a sua personalidade. “Os 12 signos se dividem entre os elementos FOGO (Áries, Leão e Sagitário), TERRA (Touro, Virgem e Capricórnio), AR (Gêmeos, Libra e Aquário) e ÁGUA (Câncer, Escorpião e Peixes). Isso faz com que eles se diferenciem entre os mais entusiasmados, concretos, intelectuais e sentimentais, respectivamente. Enquanto a água e a terra vivem para o interior, o fogo e o ar extravasam as energias”.
ÀS VEZES, LEIO MINHA PREVISÃO E ACHO QUE NÃO TEM MUITO A VER COM A MINHA VIDA. É NORMAL?
Fique tranquila. O astrólogo afirma que essa sensação é muito comum. “A leitura do mapa não deve considerar apenas o signo em que o Sol está, mas todas as combinações de astros, signos e casas e, também, as conjunções e aspectos entre os astros”.
Dametto explica que o seu ascendente e a Lua SÃO FUNDAMENTAIS para a compreensão de como você se expressa e sente. “Julgar uma pessoa apenas pelo signo solar é muito reducionista”.
QUAL A RELAÇÃO DO SIGNO DAS PESSOAS E O RELACIONAMENTO ENTRE ELAS?
Este conceito, que é chamado de SINASTRIA, vale para todos os tipos de relacionamento, não só os amorosos. “A comparação do mapa astral de duas pessoas serve para avaliar a compatibilidade de valores e propósitos. Este paralelo se baseia, principalmente, na análise dos ângulos que se formam entre os planetas nos dois mapas”.
O astrólogo expõe que a Sinastria revela as possibilidades e as dificuldades do relacionamento. “Ela ajuda ambas as partes a canalizar os pontos favoráveis da relação e blindar as sombras, evitando as famosas projeções”.
PUBLICIDADE:
MERCADO DA ECONOMIA - SAPUCAIA