Guarda Civil Municipal de Ponta Porã é modelo no Estado

Modelo de integração com forças de segurança inspira outras guardas municipais

A Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFRon) está atuando diariamente, na escolta e guarda de presos, em integração com a Polícia Civil e Polícia Militar, durante a condução dos mesmos para exames ou internação no Hospital Regional de Ponta Porã, exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e condução dos mesmos para o presídio Ricardo Brandão. Com esse procedimento, frações de agentes do efetivo de Policiais Militares.

Podem se dedicar com maior eficiência no atendimento de outras ocorrências por toda a cidade, além de se evitar a possibilidade de fugas, resgate ou execução de presos por grupos rivais. Durante o período em que o preso permanece internado naquela unidade de saúde para tratamento, ou quando o mesmo precisa passar por procedimentos de Exames de Corpo Delito. O custodiado é levado imediatamente pela guarnição até a unidade do Instituto Médico Legal (IML).

Para atendimento e consultas ou internação no Hospital Regional, conforme previsto na Lei das Execuções Penais. No período de outubro a dezembro de 2018, vinte e quatro (24) detentos foram escoltados pela GCMFron. E de janeiro a março do corrente ano de 2019, setenta e oito (78) detentos foram escoltados. Desde o inicio das escoltas com a Polícia Civil, cento e dois (102) detentos já foram conduzidos em escolta pela GCMFron.

Três agentes da GCMFRon também estão trabalhando em regime de escala, no 1º DP auxiliando a Polícia Civil na confecção de Boletins de Ocorrências.E outros três agentes estão trabalhando no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da Polícia Militar. A GCMFron também tem atuado ativamente em operações conjuntas de trânsito e policiamento ostensivo e preventivo com as referidas Forças de Segurança, em todo o âmbito do Município de Ponta Porã.

Aumentando assim, a sensação de segurança da população. A Sec. Mun. de Segurança Pública de Ponta Porã através do seu titular, vereador licenciado Marcelino Nunes de Oliveira, com total apoio da gestão do prefeito Hélio Peluffo Filho-PSDB, têm conseguido avanços significativos e continua fortalecendo ainda mais as parcerias com as Forças de Segurança do Estado de Mato Grosso do Sul em reportagem recente divulgada pelo Correio do Estado.

O Secretário Especial de Segurança Pública da capital Campo Grande, Valério Azambuja está estabelecendo um acordo de cooperação com o Secretário Adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Antonio Carlos Videira e a Prefeitura de Campo Grande, que poderá levar a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, a atuar em integração com a Polícia Civil, como acontece em Ponta Porã, cidade situada a 320 Km da capital Campo Grande, onde a Guarda Civil Municipal de