Governo federal altera decreto diante de crise da imigração venezuelana para o Brasil

Militares estão agora com o comando absoluto da situação e têm a missão de fazer valer a resolução internacional de receber os imigrantes em segurança.

Diante da crise da imigração venezuelana para o Brasil, o governo federal alterou o decreto 4.801, de 2003, e deixou agora a seleta Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional sob comando dos militares do Gabinete de Segurança Institucional. Antes, seguia sob o guarda-chuva da Secretaria de Articulação. Os militares estão agora com o comando absoluto da situação e têm a missão de fazer valer a resolução internacional de receber os imigrantes em segurança. O mais difícil.

Esqueceram de mim

Não está prevista a participação do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, na Câmara de Relações Exteriores. A pasta tem papel fundamental no caso.

Entrada a pé

Os roraimenses reclamam da sujeira, de mendigos, da falta de segurança. E não há controle algum nas fronteiras terrestres, além da barreira feita em Pacaraima.

Perfil

De um observador: os venezuelanos milionários estão radicados em Miami. Os da classe B alugam ou compram residências em Manaus, São Paulo ou cidades do Sul.

Já os pobres…

…se enfileiram a pé na estrada e se concentram nos abrigos de Boa Vista. Belas mulheres se prostituem a R$ 80 o programa para terem o que comer ou dar a filhos.