Google: inteligência artificial encontra soluções que os humanos não veem

Na semana passada, um sistema de inteligência artificial do Google conseguiu vencer um dos melhores jogadores de Go do mundo. O jogo de estratégia é difícil e possui mais posições do que os átomos do universo.
O sistema, chamado AlphaGo, venceu a partida por 4 a 1, mas o que estava em jogo era muito mais do que uma “brincadeira”.
“Aprendemos duas coisas importantes a partir desta experiência. Em primeiro lugar, este teste é uma boa amostra do potencial da inteligência artificial para resolver problemas. O AlphaGo tem a capacidade de olhar ‘globalmente’ através de uma placa- e encontrar soluções que os seres humanos ou foram treinados para não fazer ou não considerariam. Isto tem um enorme potencial para o uso da tecnologia, para encontrar soluções que os humanos não necessariamente vê em outras áreas”, explica Demis Hassabis, CEO e co-fundador da Deep Mind.
Hassabis também explicou que, apesar de parecer um duelo ‘homem contra máquina’, ele foi, na verdade, ‘homem contra homem’, já que o próprio sistema é uma criação das pessoas.
“Ainda estamos muito longe de uma máquina que pode aprender a executar de forma flexível a gama de tarefas intelectuais um ser humano pode – a marca da verdadeira inteligência geral artificial”, disse Hassabis.
olhardigital