Frigoríficos de MS somam quase 2 mil casos do novo coronavírus

Os frigoríficos de Mato Grosso do Sul registraram 1.968 casos do novo coronavírus, números que representam 10% dos 19.671 casos confirmados até esta quinta-feira (23).

Os locais que registraram mais casos são JBS/Seara (1.093) e BRF (195), ambos em Dourados, Marfrig (308) em Bataguassu, Frizelo (118) em Caarapó, Brasil Global (109) em Guia Lopes da Laguna e Frango Bello (48) em Itaquiraí. Também há registros nos frigoríficos Franca em Bonito, Agroindustrial em Iguatemi, Boibrás em São Gabriel do Oeste e Frigolon em Santa Rita do Pardo.

No caso do Marfrig, na planta localizada em Bataguassu ainda foram contaminados 40 trabalhadores, residentes em Presidente Epitácio, cidade do interior paulista. 

De acordo com o procurador Jeferson Pereira, desde março o Ministério Público do Trabalho monitora o cenário de perto na tentativa de minimizar os impactos da crise sanitária.

Também observa a dinâmica estabelecida nos frigoríficos durante a pandemia quem contribuem para o contágio, como ambientes fechados, temperatura controlada, regras específicas para renovação de ar e concentração de 2 mil funcionários, em média, por planta.

O procurador também destacou a colaboração de indústrias frigoríficas por meio da testagem massiva dos funcionários, incluindo os assintomáticos, e da destinação de recursos particulares para a compra de equipamentos de proteção individual, insumos alimentares e ampliação de leitos na rede pública de saúde, como forma de aplacar as consequências da pandemia.

Os frigoríficos empregam cerca de 30 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul. 

Recomendação

Na tentativa de evitar um colapso simultâneo dos sistemas de saúde e da atividade econômica, o Ministério Público do Trabalho está orientando as indústrias frigoríficas de Mato Grosso do Sul a reorganizar todas as suas plantas, estabelecendo uma distância mínima de 1,8 metro entre os trabalhadores.

Nos refeitórios e vestiários, a sugestão é que sejam feitas escalas de empregados por horários de entradas e saídas. Já as superfícies de trabalho e os equipamentos devem ser regularmente higienizados com produtos recomendados pelas autoridades sanitárias. Quanto aos ambientes administrativos, as indústrias precisam providenciar a instalação de filtros de alta eficiência e garantir a renovação de ar que atenda às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

É importante também que os empregados não compartilhem armários, tanto para guarda de pertences pessoais como de equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores que estiverem com sintomas da doença devem ser afastados.Cenário MS