Frente fria chega na próxima terça-feira com mínimas de 6ºC acompanhada de geada

Frente fria chega na próxima terça-feira com mínimas de 6ºC acompanhada de geada

Segunda (04/05): A previsão é de céu parcialmente nublado nas regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com baixa umidade relativa do ar à tarde em estado de atenção em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar poderá variar entre 30% a 80% e a A orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, umidificar ambientes e evitar aglomerações. As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 17°C a 37 °C.  

Terça (05/05): Chegada da frente fria com formação de áreas de instabilidades a Mato Grosso do Sul. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nas regiões sul, sudoeste, central e pantaneira. As demais áreas, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas à tarde. A umidade relativa do ar poderá variar entre 30% a 75%. As temperaturas em Mato Grosso do Sul podem variar entre de 18 °C a 35 °C. 

Obs.: Onda de frio em maio (atualização). Na próxima semana, é esperada a chegada de uma frente fria, associada a uma massa de ar frio de origem polar, que se estabelecerá até o sul da Região Norte do Brasil. Por isso, a partir dia 06/05 é previsto queda acentuada das temperaturas mínimas na Região Sul e em parte do Centro-Oeste, friagem para o sul do AM, AC e RO, bem como o sul e oeste do MT. Também haverá formação de geada mais ampla no Sul a partir do dia 06, e declínio acentuado das temperaturas mínimas entre parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além das tardes mais frias nessas Regiões. Em SP e no sul de MG, as temperaturas ficarão baixas no dia 07/05, podendo formar geada em algumas localidades. Temperatura estimada mínima em Mato Grosso do Sul está entre 6°C a 10 °C especialmente em municípios do sul do Estado na madrugada do dia 07 de maio, conforme modelo COSMO/INMET. Atualizações futuras será realizado no domingo (3).


Primeiro período: 01 a 17 de maio de 2020 – Neste período, as chuvas retornam a Mato Grosso do Sul, especialmente a partir do dia 05 de maio e mantendo as áreas de instabilidades dando condição as chuvas até dia 07 de maio de 2020, conforme mostra o modelo de previsão numérica GFS/NOAA. Espera-se nessa ocasião a formação de um sistema frontal (frente fria) que intensificará a formação de áreas de instabilidades podendo provocar chuvas maiores localizado na região pantaneira até 30 milímetros acumulados no período. As demais áreas poderão ter os menores acumulados de chuva em que é estimado até 20 milímetros acumulados ao longo do período.

Segundo período: 09 a 17 de maio de 2020 – Neste período, as chuvas aumentam de concentração se comparado ao primeiro período em Mato Grosso do Sul, especialmente a partir do dia 11 de maio e mantendo as áreas de instabilidades dando condição as chuvas até dia 14 de maio de 2020, conforme o modelo de previsão numérica GFS/NOAA. Espera-se nessa ocasião a formação de áreas de instabilidades podendo provocar chuvas volumosas com acumulados significativos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul onde é esperado até 60 milímetros acumulados ao longo do período.

Obs.: Levando em consideração o aumento das chuvas nos primeiros 15 dias do mês de maio, faz- se necessário atenção as  possíveis condições adversas no tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes e raios. Como os volumes estimados estão altos -especialmente no segundo período – decorrente aos sistemas frontais estimados, atenção a possíveis alagamentos e enxurradas temporárias e possíveis transtornos a população que possam eventualmente ocorrer nos municípios.

Ms news