Ford usa robô ‘bumbum’ para testar a durabilidade de poltronas de carros

Os robôs estão ganhando espaço nas mais diferentes, e até estranhas, atividades. Em um vídeo publicado no YouTube, a Ford demonstrou uma máquina feita especificamente para testar a durabilidade dos assentos dos carros da montadora. O aparelho é capaz ainda de verificar o conforto da poltrona, substituindo a mão-de-obra humana.

Apelidado de “Robutt”, trocadilho em inglês que poderia ser traduzido como “Robumbum”, o robô da Ford testa a durabilidade do assento sentando 25 mil vezes sobre este. Segundo a montadora, o número equivale a 10 anos de uso da poltrona no dia a dia. No entanto, o teste consegue ser concluído em um período muito mais rápido: apenas três semanas.

Além da prova de durabilidade, o “Robutt” também pode fazer um teste de conforto do design da poltrona. Para isso, a montadora usa uma chapa metálica para medir e analisar as características do assento.

Apesar da agilidade do robô, o ser humano não foi completamente excluído do processo de criação de poltronas. Segundo a Ford, antes de testar a durabilidade, a empresa usa sensores no banco para analisar as diferentes formas como uma pessoa senta nele e também como se levanta. Só após é que o “Robutt” entra em ação.