Facebook está testando rede pública de Wi-Fi de super velocidade

O Google passou vários anos construindo serviços de internet de fibra óptica de alta velocidade em diversas cidades dos Estados Unidos. Agora, o Facebook está desenvolvendo tecnologia para oferecer banda larga a velocidades semelhantes via Wi-Fi.
A empresa tem construído um protótipo de rede wireless em seu campus em Menlo Park, Califórnia, que pode oferecer uma velocidade com mais de 1 gigabyte por segundo, cerca de 100 vezes maior do que a conexão média de banda larga dos Estados Unidos.
Ela vai começar a operar uma rede de teste em larga escala no centro de San Jose, também na Califórnia, ainda este ano e testes semelhantes serão feitos em outras cidades ao redor do mundo. Para o diretor de infraestrutura e engenharia do Facebook, Jay Parikh, essa é uma solução urbana capaz de fazer mais pessoais ficarem acessíveis de forma online.
As redes de fibra óptica, como a do Google, são muito difíceis e caras de fazer chegar a cada morador da cidade, mesmo nos países mais desenvolvidos. Já a infraestrutura sem fio tende a ser mais barata e mais fácil de implantar.
O projeto da rede social, apelidado de Terragraph, é construído em torno de uma tecnologia sem fio emergente chamada WiGig. Os equipamentos seriam montados em postes de luz e outros locais e poderia servir diretamente dispositivos móveis e fornecer conexões para as moradias.
A princípio, a empresa não planeja fazer dinheiro com a sua nova tecnologia sem fio através dos usuários – em vez disso, irá oferecer planos na esperança de que as empresas de telecomunicações irão compra-los. Mas se tratando de Facebook, não podemos descartar a venda de espaço publicitário para monetizar o serviço.
Além disso, a ampliação do acesso à banda larga de alta velocidade irá impulsionar vários produtos de geração de receita da empresa, como a plataforma de realidade virtual e transmissão de vídeos ao vivo.
Via MIT