Exagerou no Natal? Veja dicas para reduzir o mal estar

Em resposta aos exageros de fim de ano, o organismo pode apresentar sintomas como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição. Após cometer os excessos, é importante retomar a rotina de alimentação adequada no intuito de eliminar os exageros cometidos, purificar e dar energia ao corpo, além de melhorar a digestão e absorção de nutrientes, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal estar. Veja dicas para desintoxicar depois da comilança natalina:

• Uma dica fundamental é evitar consumo de alimentos industrializados, especialmente os com muito sódio, condimentos como o glutamato monossódico, conservantes, corantes e adoçantes. Evitar esses alimentos contribui para o bom funcionamento do organismo em geral, como também o fígado.

• Corte as bebidas alcoólicas, como o objetivo desintoxicar é preciso cortar bebida alcóolica para melhorar o funcionamento do fígado, órgão responsável por metabolizar a gordura e o álcool.

• Pratique exercícios físicos, para potencializar e acelerar o metabolismo recomenda-se alguma atividade física prazerosa. E alerta! Cuidado para não se exercitar demais, pois sempre há o risco de sofrer lesões.

• A hidratação deve ser reforçada, procure consumir no mínimo o de oito a dez copos de água ao dia, para auxiliar no funcionamento dos rins e na eliminação de toxinas.

• Aumente o consumo de fibras, pois além de eliminar as toxinas do organismo, as fibras tem como objetivo melhorar o trânsito intestinal, a digestão e absorção dos nutrientes. Fibras são carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino. Elas são encontradas em alimentos integrais como arroz, pães, aveia, linhaça e cereais em geral, além das frutas, verduras e legumes, que também devem compor o cardápio. Incluímos alguns exemplos como a melancia que além de refrescante é diurética, o abacaxi e o gengibre que auxilia na digestão e fortalece o sistema imunológico. Temos também a berinjela com ação digestiva, a couve que estimula a produção de enzimas, é fonte de vitamina B que facilita o metabolismo dos macronutrientes.

Aposte nas frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade.

E no mais busque orientação profissional, pois depois dos excessos das festas de final de ano, muitas pessoas decidem fazer dietas no inicio de janeiro para desintoxicar o organismo (as chamadas Dietas de Desintoxicação ou Dietas Detox), e na verdade é um conjunto de atitudes que contribuirá resultados positivos sem prejudicar a saúde, sendo preciso à orientação de um especialista.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia – CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: [email protected]