Ex-comandante do DOF também é alvo da terceira fase da Oiketicus

O ex-comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Kleber Haddad Lane, é um dos alvos da Operação Avalanche, terceira fase da Oiketicus, desencadeada nesta sexta-feira (15/5) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e a Corregedoria da Polícia Militar. 

Ele ficou à frente do Departamento entre março de 2017 e abril de 2019. Atualmente ele ocupa cargo de Superintendente de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul. 

Além de Haddad, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, foi preso na manhã de hoje. 

Nas primeiras horas do dia, equipe do Gaeco esteve na casa dele cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão. 

Conforme apurado pelo Dourados News, foram cumpridos nessa terceira fase da operação, sete mandados de prisão preventiva contra membros do alto escalão da segurança pública estadual. 

Além dos nomes citados, as determinações da Justiça atingiram o tenente-coronel Wesley Freitas Araújo, de Naviraí, o major Luiz César de Souza Herculano, em Coxim, além do tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel da PM em Sidrolândia, Erivaldo José Duarte Alves e o tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima. 

A Operação Oiketicus foi deflagrada pela primeira vez no dia 16 de maio de 2018 e apura suspeita de pagamento de propinas a policiais que facilitavam o tráfego de veículos com cigarros contrabandeados pelas rodovias de Mato Grosso do Sul.  

Os valores desembolsados pelos criminosos aos servidores corruptos variavam de acordo com o cargo ocupado por eles. DOURADOS NEWS