Emissão de CNH com microchip é adiada para 2022, conforme Contran

Nova CNH terá microchip com informações do motorista (Foto: Divulgação/ Denatran)
A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital prevista para começar a valer no dia 1º de janeiro de 2019 foi adiada, conforme resolução 747/18 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para 2022.

Segundo a nova alteração da resolução, “os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para a adoção do modelo da CNH até dia 31 de dezembro de 2022”.

Na parte de trás, informações e observações complementares (Foto: Divulgação/Denatran)
Na parte de trás, informações e observações complementares (Foto: Divulgação/Denatran)
Esse tempo é para que os órgãos se organizem para emitir o novo documento que deverá ser de plástico no formato aparentemente de um cartão de débito/crédito. Haverá também um microchip com todas as informações do condutor gravadas a laser.

O objetivo é evitar possíveis fraudes e também aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar a integração com outros países.

A expectativa com o novo documento é que (no futuro) possa servir para pagamento de pedágios ou transportes públicos, controles de acessos a prédios públicos e identificação biométrica, tudo através de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização.

Fonte: Campo Grandenews