Emagrecer muito rápido é prejudicial à saúde

A perda de peso rápida provoca desiquilíbrio no organismo. Além da perda de gordura o emagrecimento brusco faz com que o corpo perca muita água e massa muscular. O resultado é flacidez e redução do ritmo do metabolismo.

Muitos não sabem, mas o corpo humano tem uma memória do peso que possuímos por um período longo de tempo. Se o indivíduo perder dez quilos em um, dois meses, o organismo vai achar isso estranho e vai tentar recuperar essa perda. Quando emagrecemos de uma forma mais lenta, automaticamente vamos preparando o organismo para isso.

Para ficar em um patamar de segurança, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a perda de um quilo a um quilo e meio por semana, no máximo. Mais do que isso é considerada uma situação de risco. Além de ter a consciência de que o objetivo é de longo prazo, o mais importante nesse processo é associar isso a uma mudança de hábito.

É realmente difícil ter paciência quando o assunto é emagrecer, mas, é extremamente importante que um médico especialista ou um nutricionista esteja assessorando esse emagrecimento. Uma dieta ruim pode causar problemas de pele, capilar, estomacais e intestinais. Os riscos de complicações físicas, e até psicológicas, existem porque o corpo precisa de tempo para se adaptar às mudanças de peso. Quando não se respeita esse tempo, essa redução acelerada de peso afeta a disposição e a saúde, causando problemas como mal-estar, queda da pressão e desmaios.

Se o indivíduo emagrecer lentamente mudando a alimentação e fazendo atividade física, há uma mudança na composição corporal, eliminando a gordura ao mesmo tempo em que se ganha massa muscular. Mesmo com o peso diminuindo, o organismo tem a sensação de que não está perdendo, pois está preenchendo o espaço com massa muscular.

Para chegar ao peso saudável é preciso mudar o estilo de vida. Aliado a isso, o exercício físico queima as calorias e acelera o metabolismo, que se torna mais eficiente mesmo em repouso. Isso significa, na prática, que vai se gastar mais calorias, mesmo parada. Até o emocional se beneficia dessa fórmula já que a mente vai ter tempo de ir se habituando ao novo corpo e peso, sem frustrações e ansiedades, garantindo assim uma autoestima, autoconfiança e autoimagem adequadas. O processo de emagrecimento tem várias correlações e não apenas comer menos, como muitos imaginam.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia – CRN3 27940.