Em MS, onze mil aguardam emissão de RG

Casa da Moeda não dá explicações para falta de papel-moeda; previsão da Sejusp é solucionar até dia 2

Por falta de papel-moeda, 11 mil pessoas aguardam pela emissão do Registro Geral (RG) em Mato Grosso do Sul. Desde o início do mês de novembro a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está sem o material, que é fornecido exclusivamente pela Casa da Moeda do Brasil. Apesar de não suspender os agendamentos para emissão do documento, a impressão do RG não é realizada. Com isso, quem precisa do documento vai ter de esperar, pelo menos, até dezembro. A previsão, de acordo com a pasta, é que o fornecimento do papel-moeda seja regularizado a partir de segunda-feira (2).

Em média, o cidadão aguarda por uma semana para receber o RG, após realizar a coleta de dados. Com a falta de material, os servidores dos postos de identificação estão agendando a retirada do documento após a segunda quinzena de dezembro.
A manicure Graziele de Souza, 29 anos, tentou fazer a identidade para as três filhas – Vivian, 12 anos; Júlia, de 9; e Eloyse, de 7 anos – e recebeu o agendamento para 26 de dezembro. “Não me disseram nada”, reclamou ela ao ser informada sobre a falta do papel-moeda pela reportagem.

A aposentada Telma Nogueira da Silva foi pela terceira vez ao Posto de Identificação Central – no Shopping Pátio Cetral – e não conseguiu atendimento para o primo, Waldir Barbosa. “Meu primo precisa do documento para abrir uma conta em um banco e até agora não consegue”, reclamou.

Por mês, 13 mil documentos são emitidos pelo Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, tanto da Capital quanto do interior. O Correio do Estado procurou a Casa da Moeda, mas não obteve resposta sobre a possível solução do problema até o fechamento desta edição.

RECORRENTE

Mato Grosso do Sul não é o único estado que enfrentou problemas na emissão do RG por falta de papel-moeda. Em Mato Grosso, a expedição do documento ficou suspensa por quase dois meses, entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.
Essa interrupção levou a uma fila de 17 pessoas aguardando atendimento. No mês de fevereiro, o serviço também foi suspenso no Amapá.

Na cidade de Ariquemes, em Rondônia, o problema ocorreu duas vezes este ano. Em fevereiro, o atendimento ficou suspenso por uma semana. Após a regularização, o problema voltou a ocorrer em maio.

NOVO RG

Enquanto lida com a falta do papel-moeda, a Sejusp continua com os estudos para a emissão do novo RG. A pasta informou que ainda é necessário fazer adequações e que não tem prazo para a implantação do serviço.

Desde agosto, o novo modelo está sendo emitido no estado de São Paulo. A nova carteira de identidade contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep.  CORREIO DO ESTADO