Em Dubai, Bolsonaro visita a Expo 2020 e se encontra com emir

O presidente Jair Bolsonaro visitou neste sábado, dia 13 de novembro, a Expo 2020, exposição universal que ocorre em Dubai. Ele também se encontrou com o emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A reunião foi fechada para a imprensa. O filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), postou uma foto do encontro nas redes sociais:

Segundo Eduardo, Bolsonaro condecorou o líder árabe com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

O decreto para conceder a honraria ao emir foi publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (12). Também foram condecorados outros governantes da região que estarão com o presidente, como o rei do Bahrein, Hamad Bin Isa Al Khalifa, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan.

A Ordem Nacional do Cruzeiro Sul é uma honraria destinada a estrangeiros, concedida por meio de decreto presidencial. Conforme o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a condecoração é a “mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros”.

Após a reunião com o emir na Expo, Bolsonaro e a comitiva do governo foram jantar em uma pizzaria da cidade.

Viagem oficial

Bolsonaro desembarcou em Dubai na manhã deste sábado (13), no horário local, para o início de sua segunda visita a países árabes desde que assumiu a Presidência da República. Em 2019, ele esteve nos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Catar.