“Drone: Ferramenta para Gestão do Sistema de Produção” é uma das palestras do 14º Simpósio da Soja

No dia 31 de agosto, às 7 horas, na Câmara Municipal de Naviraí ocorre o 14º Simpósio da Soja. O evento tem o objetivo de apresentar para técnicos, produtores e estudantes as tendências do mercado, clima e inovações do setor.

Na programação está prevista cinco palestras com temas como clima, produtividade na cultura da soja, drone como ferramenta de Gestão e o cenário econômico mundial, com o consultor e colunista da revista Valor Econômico, Gustavo Loyola.
PUBLICIDADE:
download (2)
WWW.ALTOPARANADIGITAL.COM
CDE E REGION CON LA MEJOR FUENTE DE NOTICIAS.
Empresa del Grupo Capitanbado.com

Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos –SP, Lúcio André de Castro Jorge, os drones devem ser utilizados principalmente no monitoramento da cultura, visando identificar variações no desenvolvimento da planta, ocasionados por deficiências nutricionais, alguma praga ou doença, ou mesmo por manejo inadequado.

“Os drones podem ter sensores diferentes que vão fazer análises distintas, como o sensor RGB que mostra alterações no manejo da cultura, falhas de plantio, invasoras, já o sensor NIR permite visualizar a biomassa, vigor da planta, estresses hídricos e mesmo nutricionais, o sensor Hiperespectral permite detectar doenças e pragas de forma precoce e o sensor Thermal mostra as alterações de temperatura que estão ligadas a estresse hídrico”, explica.

Atualmente existem softwares da Embrapa para o devido processamento das imagens como o SISCOB e o mercado apresenta uma gama muito grande de modelos e preços. O pesquisador ainda alerta que é sempre recomendável informar à Embrapa qual o melhor modelo para sua aplicação.

O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.
PUBLICIDADE:
banner-anuncie

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Copasul

Confira a programação:

7 h – inscrições

8h30 – Previsões climáticas para a safra 2016/2017

Marco Antônio – SOMAR meteorologia

9h30 – intervalo

10 h – Palestra: Desafios da Produtividade de Soja

Dirceu Gassen – Gassen Consultoria – Passo Fundo – RS

11h30 – almoço

13h30 – Palestra: Drone: Ferramenta para Gestão do Sistema de Produção

Lúcio André de Castro Jorge – Embrapa Instrumentação Agropecuária – São Carlos – SP

14h30 – Palestra: Épocas de semeadura da soja na região Sul de Mato Grosso do Sul com Carlos Ricardo Fietz – Embrapa Agropecuária Oeste – Dourados – MS

15h30 – Intervalo

16 h – Palestra: Cenário Econômico Mundial

Gustavo Loyola – Tendências Consultoria Integrada – São Paulo

17h30 – encerramento

PUBLICIDADE:
Marcenaria Mundial PARA SITE