Dourados dispara em ranking da covid-19 e MS pode dobrar casos em 1 semana

Neste sábado, o Estado ultrapassa os 500 infectados e registra 15 mortes, com avanço preocupande de 6% ao dia
Por Ângela Kempfer e Jones Mário | 16/05/2020 10:52
3.3K372

Drive thru montado pela Secretaria de Saúde para testagem em Dourados. (Foto: Dourados Agora)
O sábado mantém o ritmo preocupante da covid-19 em Mato Grosso do Sul. Hoje foi registrado o maior número de testes positivos desde o início da pandemia. São 29 novos casos em 24 horas.  Se continuar acelerando assim, com acréscimo de 6% ao dia, em uma semana o número de contaminados deve dobrar, alertou o secretário de Saúde Geraldo Resende.

“Logicamente, a duplicação vai fazer com que haja casos críticos, principalmente de pacientes que vão demandar o uso de leitos de UTI”, reforçou. Também cresceu a quantidade de internações, são 23 pacientes, 10 deles em UTIs.

Neste sábado, o Estado ultrapassa os 500 infectados, com 508 confirmações no total e 15 mortes, a última registrada ontem, em Três Lagoas, de homem de 53 anos.

Dourados – O que mais espanta no Boletim Epidemiológico deste fechamento de semana é o avanço em Dourados, com 13 novos casos no município, que já tinha ligado o sinal de alerta por ter registrado 11 em uma semana inteira. Agora, a cidade ocupa a 4ª posição no ranking do coronavírus, com 41 infectados.

Todos os testes das últimas 24 horas são relacionados a indígena de 35 anos, que trabalha no frigorífico JBS e testou positivo no dia 13 de maio, o que também aumenta a preocupação sobre o contagio nas aldeias. “Estamos examinando as pessoas nos ônibus de ida e vinda da aldeia até o frigorífico e fazendo testes dentro da própria empresa”, destacou o secretário de Saúde Geraldo Resende.

Ontem, mais dois indígenas, de 28 e 20 anos, foram diagnosticados com covid-19 na aldeia Bororó/Jaguapiru que fica na reserva indígena de Dourados.  Ambos contraíram a doença do trabalhador da JBS.

A SES havia anunciado, ontem (15), ampliação de 30 para 40 testes diários, três vezes na semana, no drive-thru de Dourados. Hoje, Geraldo Resende disse que o número passará para 50 coletas por dia.

Caso por município – Ao contrário de de Dourados, Guia Lopes viu o ritmo da doença desacelerar na cidade, com 3 testes positivos depois de uma semana e recorde de registros. Nas últimas 24 horas, Três Lagoas e Bonito registraram 3 casos e Jardim 2.

Glória de Dourados entrou hoje no mapa da covid-19, com 1 casos, mesmo número de Campo Grande, Fátima do Sul, Paranaíba, Ponta Porã. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS