Dólar sobe e tem quarto mês seguido de alta frente ao real

O dólar voltou a fechar em alta nesta nesta quinta-feira (30), após dois dias de trégua na cotação – e engatou o quarto mês seguido de valorização da moeda norte-americana frente ao real. O avanço veio em meio ao crescimento do número de mortes provocadas pela Covid-19 no Brasil e após decisão do Banco Central Europeu (BCE), que manteve a taxa de depósito de referência em -0,5%.

A moeda norte-americana terminou o dia em alta de 1,52%, a R$ 5,4397. Na máxima, chegou a R$ 5,4583. Desde o início do ano, a moeda acumula alta de 35,66%. No mês, a valorização acumulada ficou em 4,69%.

Cenário externo

Os investidores avaliaram a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que manteve a taxa de depósito de referência em -0,5%. O banco central está sob pressão para implementar ainda mais poder de fogo para sustentar a economia.

A economia da zona do euro encolheu 3,8% no primeiro trimestre de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, informou o Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat) nesta quinta-feira (30). É o maior declínio trimestral já registrado pela série histórica iniciada em 1995.

França e Espanha anunciaram nesta quinta-feira (30), em primeiras estimativas, fortes baixas do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre: 5,8% no caso francês, com a economia em recessão, e 5,2% no caso espanhol, consequências da pandemia do novo coronavírus.

Na quarta-feira, o Departamento do Comércio dos EUA divulgou que a maior economia do mundo encolheu a uma taxa anualizada de 4,8% no primeiro trimestre de 2020, segundo dados preliminares.

Já o comitê de política monetária do Federal Reserve manteve a taxa básica de juros do país entre 0 e 0,25%, citando as ‘”imensas dificuldades humanas e econômicas nos Estados Unidos e ao redor do mundo” causadas pelo coronavírus.”

Fonte: Fiems