Dólar fecha abaixo de R$3,70 com petróleo, BC e política

Dólar fecha abaixo de R$3,70 com petróleo, BC e política
      
Dólares: moeda norte-americana atingiu 3,6842 reais na mínima da sessão e 3,7515 reais na máxima
Bruno Federowski, da Reuters
São Paulo – O dólarfechou em queda e voltou abaixo de 3,70 reais nesta quarta-feira, dando continuidade ao viés de baixa visto recentemente em meio à alta dos preços do petróleo, à atuação do Banco Central e ao cenário político brasileiro.
O dólar recuou 1,12 por cento, a 3,6970 reais na venda, voltando ao patamar de 20 de novembro. A moeda norte-americana atingiu 3,6842 reais na mínima da sessão e 3,7515 reais na máxima.
O dólar futuro caía cerca de 1,60 por cento, após o fechamento do mercado à vista.
“Essa trajetória de queda do dólar nos últimos dias não está dando sinais de perder força”, disse o operador Glauber Romano, da corretora Intercam.
A alta dos preços do petróleo trouxe fôlego adicional ao bom humor que vem permeando os mercados domésticos nas últimas sessões.
commodity foi influenciada por expectativas de que os principais produtores do mundo podem acertar ainda neste mês o congelamento da produção.
A moeda norte-americana vem recuando firmemente desde a semana passada, conforme as investigações de corrupção no Brasil se aproximaram do governo da presidente Dilma Rousseff.
Muitos operadores acreditam que uma mudança no governo poderia ajudar a resgatar a credibilidade do país com investidores, embora alguns ressaltem que as turbulências políticas tendem a prejudicar as perspectivas econômicas no curto prazo.
A atuação do BC também ajudou a trazer alívio ao mercado de câmbio. A autoridade monetária realizou nesta tarde leilão de venda de até 2 bilhões de dólares com compromisso de recompra para reforçar que a autoridade monetária está pronta para corrigir exageros.
“O BC deixou claro que está atento. Só essa indicação já faz efeito no mercado”, disse o gerente de derivativos de uma gestora de recursos nacional.
Pela manhã, o BC promoveu mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem no próximo mês, vendendo a oferta total de 9,6 mil contratos.
Ao todo, a autoridade monetária já rolou 3,195 bilhões de dólares, ou cerca de 32 por cento do lote total, que equivale a 10,092 bilhões de dólares