Dólar cai nesta sexta e acumula queda na semana

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira (28), dando sequência à desvalorização registrada na véspera, e acumulou queda na semana.

A moeda norte-americana recuou 0,82%, a R$ 5,2123. É o menor patamar de fechamento desde 14 de janeiro (R$ 5,2073).

Na semana, o dólar acumulou baixa de 2,62% na parcial da semana. No mês, já recuou 4,03%. No ano, porém, o avanço é de 0,48%.

Cenário

No exterior, as atenções se voltaram para dados de inflação nos Estados Unidos, que voltou a acelerar em abril, para 3,6% em dados anuais. Na Europa, o sentimento econômico melhorou mais do que o esperado na zona do euro e atingiu uma máxima de três anos em maio.

Por aqui, a FGV mostrou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou a alta para 4,10% em maio, acima do esperado, atingindo 37,04% em 12 meses.

A inflação elevada e a forte alta nos preços no atacado preocupa investidores à medida que pode levar a uma alta mais forte na taxa básica de juros.

“Os bancos centrais de todo mundo enfrentam problemas similares nesta pandemia com a inflação e a maioria deles continua argumentando que estes são choques transitórios. Entendemos que essa argumentação faz sentido, mas num país amplamente indexado como o nosso num índice como IGP-M isso traz preocupações adicionais”, avaliou o economista-chefe da Necton, André Perfeito.