De 33 casos de coronavírus confirmados em boletim, 30 são de presos em Coxim

Visitas estão suspensas nas unidades penais de todo o Estado

30 presos testaram positivo. Imagem: Edição MS

Mesmo com a suspensão das visitas, dos 33 casos confirmados de coronavírus em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande, 30 são de presos do Estabelecimento Penal Masculino. Os dados foram divulgados no último boletim desta quinta-feira (20).

O secretário de Saúde, Franciel Oliveira, explicou que foram feitos 60 testes rápidos no local e 50% deram positivo. De acordo com o Edição MS, por conta disso, todos os detentos serão testados. O Estabelecimento Penal mantém 268 homens presos em Coxim.

Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) prorrogou a suspensão das visitas presenciais aos presidiários em Mato Grosso do Sul, até 31 de agosto, sendo que, em algumas unidades, estão sendo realizadas visitas virtuais.LEIA TAMBÉM:

Isolados, os detentos não tem contato com familiares desde o início da pandemia. Os únicos contatos são com funcionários do sistema.

Pelas redes sociais, algumas pessoas chegaram a questionar o fato do número de confirmados hoje ser maior do que os suspeitos de quarta. A explicação é que os testes rápidos não são contabilizados como suspeitos nos boletins, uma vez que o resultado sai em 15 minutos. Diferente dos exames RT-PCR, coletados através de cotonetes e encaminhados ao Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) para análises das amostras, que demoram até três dias para o resultado.

Coxim tem 289 casos confirmados. Desses, 76 estão ativos, cinco são óbitos e 208 estão recuperados. O boletim epidemiológico de hoje trouxe 30 casos suspeitos.