Datena desiste mais uma vez da candidatura ao Senado

Datena desiste mais uma vez da candidatura ao Senado

O apresentador José Luiz Datena desistiu de ser candidato ao Senado em São Paulo pelo DEM. Ele havia deixado de apresentar o programa na TV Bandeirantes para poder se candidatar ao cargo, mas decidiu retornar na segunda-feira à televisão e anunciou que, com isso, está desistindo da candidatura.

No fim de junho, Datena havia comunicado oficialmente à Band que deixaria de apresentar o Brasil Urgente, o programa na emissora. Pela legislação eleitoral, radialistas, apresentadores de programas ou comentaristas que queiram se candidatar devem se afastar da grade de programação de emissoras de rádio e TV até o dia 30 de junho.

Datena vinha liderando as últimas pesquisas de intenção de voto para o Senado, ao lado do vereador Eduardo Suplicy (PT). Nas eleições deste ano, são duas vagas para senador em cada estado. Filiado hoje ao DEM, Datena já foi do PT e do PP.

O apresentador se lançou na disputa no dia 28 de junho. Na estreia ao microfone como candidato ao Senado pelo DEM, Datena não economizou nas críticas à segurança pública, citando especificamente a situação observada em São Paulo, estado governado há décadas pelo PSDB João Doria e Geraldo Alckmin. As declarações teriam desagradado tucanos.

O apresentador José Luiz Datena (DEM) havia avisado a pessoas próximas na semana passada que poderia desistir da disputa. Esta não seria a primeira vez que o apresentador abandona uma corrida eleitoral. Em 2016, ele chegou a anunciar filiação ao Partido Progressista (PP) e se colocou como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com o site BR18, do Grupo Estado, o apresentador estava em conflito entre retomar sua carreira e encarar um mundo no qual é preciso “engolir sapos” todos os dias, como disse a interlocutores.

Dentro da campanha do ex-prefeito João Doria (PSDB), pré-candidato ao governo paulista, e no partido do apresentador, a avaliação é de que o apresentador não teria “estômago” para enfrentar uma campanha.