Covid-19: Familiares fazem corrente de oração de joelhos em volta de hospitais no Oeste de SC

‘Dá um desespero na gente’, diz advogado que registrou cena em Chapecó. No hospital de Videira, prática tem se tornado comum, segundo direção da unidade de saúde.


Parentes de pacientes com Covid-19 fazem corrente de oração em frente a hospital de SC

Imagens de pessoas reunidas rezando em torno de hospitais na região Oeste de Santa Catarina têm se multiplicado em redes sociais nos últimos dias. De joelhos e com as mãos estendidas ou encostadas na estrutura da unidade de saúde, familiares pedem pela recuperação de parentes internados com o coronavírus.

Em Chapecó, o advogado José Valderi da Silva, de 43 anos, registrou uma corrente com cerca de 20 pessoas realizando uma oração em frente a um hospital privado da cidade. Ele conta que se deparou com a cena ao levar a namorada a uma consulta, no sábado (27) (veja no vídeo acima).

“Fiquei muito impactado, sensibilizado. Me deu uma tristeza e fiquei emocionado com o ímpeto de choro, porque dá um desespero na gente. Afinal de contas, sabemos de todo o contexto [que a cidade vive]. Fiquei preocupado. Enviei as imagens para o grupo da minha família, na ideia de conscientizá-los”, disse o advogado.

Segundo último boletim divulgado na quarta-feira (3) pelo governo do estado, 838 pessoas estão internadas com a doença em hospitais de Santa Catariana. São 688.600 casos confirmados de Covid-19 e 7.618 mortes desde março do ano passado.

Já na segunda-feira (2), um registro foi feito em Videira, no Oeste, e mostra três pessoas de joelhos e encostadas na estrutura do Hospital Salvatoriano Divino Salvador.

Parentes de pacientes com Covid-19 internados em SC fazem oração em frente aos hospitais — Foto: NSC TV/Reprodução

Parentes de pacientes com Covid-19 internados em SC fazem oração em frente aos hospitais — Foto: NSC TV/Reprodução

Segundo informações do hospital, as pessoas são familiares de pacientes internados na unidade com coronavírus. A prática vem se tornando comum na unidade, ainda segundo a direção do hospital.

Familiares rezam ao redor de hospital em SC

Familiares rezam ao redor de hospital em SC

Em Xanxerê, na última quinta-feira (25), agentes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros fizeram uma homenagem aos pacientes internados e aos profissionais da saúde que atuam no hospital e no ambulatório de campanha. Os agentes se enfileiraram e realizaram uma oração seguida de uma salva de palmas.

Agentes das forças policias prestam homenagem em frente a hospital de Xanxerê (SC)

Agentes das forças policias prestam homenagem em frente a hospital de Xanxerê (SC)

No mesmo dia da homenagem, o município decretou estado de calamidade pública em razão da pandemia, por 180 dias. A decisão ocorreu após o agravamento no cenário do sistema de saúde com o registro de falta de leitos. Em um mês, 15 pessoas morreram no hospital da cidade esperando uma vaga.

Ocupação de leitos em SC

A atualização do último boletim divulgado mostrou que Santa Catarina tem taxa de ocupação geral de leitos de 96%. A situação mais dramática ocorre no Oeste, que tem 98,84% dos leitos ocupados. A região Sul aparece com a menor taxa, 92,96%.

Taxa de ocupação de leitos nas sete regiões de Santa Catarina 3 de Março de 2021 — Foto: SES/Reprodução

Taxa de ocupação de leitos nas sete regiões de Santa Catarina 3 de Março de 2021 — Foto: SES/Reprodução

Com mais de 220 pacientes esperando por uma vaga na UTI e com recorde de ocupação de leitos, nesta quarta-feira (3) o estado começou a transferência de pacientes com Covid-19 para UTIs do Espírito Santo. O primeiro deles chegou por volta das 15h10 no estado capixaba.