Covid-19: Blumenau anuncia fechamento de comércio de rua, shoppings, restaurantes e academias

Medidas mais duras foram tomadas por causa do avanço do novo coronavírus e valem a partir desta terça-feira.

A Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, anunciou o fechamento a partir desta terça-feira (21), de shoppings, comércio de rua, restaurantes e bares, academias e salões de beleza, e a proibição da entrada de novos hóspedes na rede hoteleira. As medidas ficarão em vigor por ao menos sete dias e foram tomadas por causa do novo coronavírus.

As regras mais duras foram divulgadas pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o secretário de Saúde, Winnetou Krambecko, durante transmissão ao vivo por uma rede social na manhã desta segunda (20).

O município tem 3.366 casos de Covid-19, incluindo 25 mortes, segundo o último boletim do governo do estado, e fica numa região considerada em nível gravíssimo por causa do novo coronavírus. A ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) atual é de 95%, segundo a prefeitura.

Blumenau — Foto: Maurício Cattani/ NSC TV

Blumenau — Foto: Maurício Cattani/ NSC TV

Outro anúncio foi que supermercados serão fechados aos domingos: o funcionamento será somente de segunda a sábado, com 40% da capacidade de público. Foi prorrogada ainda, por mais 14 dias, a proibição da circulação de idosos ou pessoas do grupo de risco, exceto para atividades essenciais. Festas em residências com a presença de quem não mora no local também não poderão ocorrer.

Nós temos encontrado uma série de desafios e eles trazem para nós uma responsabilidade e um cuidado com a vida humana com a condição de atendimento da população de Blumenau e, por consequência da região”, disse Hildebrandt.

O decreto permite, desde que sejam cumpridas regras de segurança, as atividades industriais, obras públicas e privadas, lojas de materiais de construção de segunda a sábado, e setores essenciais como farmácias, padarias, mercados, mercearias e conveniências (sem consumo no local), agropecuárias, bancos e postos de combustíveis.

Medidas já em vigor

Outras medidas anunciadas já estavam em vigor, por causa de um decreto do governo de Santa Catarina: as suspensões do transporte coletivo municipal e intermunicipal por 14 dias a partir desta segunda, e dos veículos de fretamento para transporte de pessoas.

Secretário de Saúde (à esq.) e prefeito de Blumenau anunciaram medidas restritivas — Foto: Reprodução/Redes sociais

Secretário de Saúde (à esq.) e prefeito de Blumenau anunciaram medidas restritivas — Foto: Reprodução/Redes sociais

A prefeitura reiterou também a suspensão, por tempo indeterminado, de aglomerações em qualquer ambiente — interno ou externo, público ou privado — assim como a permanência de pessoas e práticas esportivas e culturais em espaços públicos e privados.

Já estavam e continuam proibidos o consumo de bebida alcoólica em conveniências de postos de combustíveis e arredores, a abertura de cinemas, tetros, museus e casas noturnas, e a realização de eventos em geral.

Gráfico mostra evolução dos casos de Covid-19 em Blumenau - por semana epidemiológica — Foto: Reprodução/Redes sociais

Gráfico mostra evolução dos casos de Covid-19 em Blumenau – por semana epidemiológica — Foto: Reprodução/Redes sociais

Situação atual da Covid-19

Para a Secretaria de Saúde de Blumenau, a cidade vive uma tendência de crescimento de pessoas infectadas desde meados de junho.

“Estamos num processo de evolução exponencial no número de casos positivos. Estamos tendo aumento de casos significativo, intenso, de casos na nossa rede de atenção, bem como em toda a região dos municípios (…) Isso é reflexo da falta de isolamento social, da falta de conscientização”, disse Winnetou Krambecko, secretário de Saúde.

A administração municipal diz que Blumenau tem uma das taxas mais altas de testagem para Covid-19 no estado, sendo 58,3 a cada 1 mil habitantes.

Testagem realizada em Blumenau, segundo a Secretaria de Saúde do município  — Foto: Reprodução/Redes sociais

Testagem realizada em Blumenau, segundo a Secretaria de Saúde do município — Foto: Reprodução/Redes sociais

Os números da Covid-19 em Blumenau chamam a atenção desde que o comércio voltou a abrir as portas, em abril. Na ocasião, a cidade tinha 68 pacientes infectados. A reabertura durante a pandemia da Covid-19 ganhou repercussão após imagens mostrarem um shopping com aglomeração de pessoas.

Shopping de SC registra grande movimento após portaria autorizar funcionamento

–:–/–:–

Shopping de SC registra grande movimento após portaria autorizar funcionamento

Por Carolina Holland, G1 SC