Conheça o Pix e saiba como essa novidade pode ser útil para sua empresa

Novo sistema permitirá pagar e receber de forma instantânea, mesmo em transações entre diferentes instituições financeiras.

Por Bradesco

Quantas vezes você questionou a demora para o dinheiro “cair na conta”, seja na hora de receber ou fazer pagamentos? E a espera após transferências entre diferentes instituições financeiras? Se você se identifica com essas situações e quer uma solução mais rápida – especialmente para sua empresa – precisa conhecer o Pix. O novo serviço, desenvolvido pelo Banco Central, permitirá que essas transações ocorram de forma instantânea.

Anunciado em fevereiro, o Pix entra em operação dia 16 de novembro, com uma série de facilidades. O usuário poderá receber, pagar e transferir a qualquer hora, e todo o processo será concluído em poucos segundos – gratuitamente para pessoa física ou com custo diferenciado para Pessoa Jurídica.

A agilidade é justamente uma das principais vantagens: os pagamentos através do Pix serão em tempo real, mesmo entre instituições diferentes, e poderão ser feitos 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ou seja: nada de aguardar horas ou esperar pelo primeiro dia útil seguinte para a compensação.

Para utilizar o Pix, é necessário fazer o cadastro das chaves Pix (CNPJ, número de celular, e-mail da empresa e/ou chave aleatória) e informá-las para quem vai fazer o pagamento. O mesmo vale caso queira fazer uma transferência: basta ter a chave de quem vai receber.

Outra forma de receber pagamentos com o Pix é por QR Codes. Pelo sistema, você poderá criar esses códigos e oferecer essa forma de pagamento, que poderá ser feito de forma simples e rápida – a leitura pode ser realizada pela câmera do smartphone.

O Banco Central aponta uma série de benefícios, para pagadores e recebedores. Para quem paga, por exemplo, a ferramenta será simples e prática. Aos recebedores, uma das principais vantagens é a disponibilização imediata, o que tende a reduzir a necessidade de crédito.

Mais facilidades no Bradesco

Se você tem uma empresa e quer estar preparado para usar o Pix assim que ele for disponibilizado, em 16 de novembro, saiba como fazer o seu cadastro no Bradesco Empresa e Negócios. O banco está pronto para oferecer ao usuário mais essa facilidade: um meio de pagamento e recebimento simples e rápido.

O cadastro é simples: pelo app Net Empresa (se sua empresa possui apenas uma conta) ou pelo computador, acessando o Net Empresa, opção Pix. Feito isso, você terá sua “Chave Pix” (uma espécie de apelido da sua conta, como CNPJ, número de celular ou e-mail da empresa) e bastará repassá-la ao seu cliente. Assim, não será necessário informar dados como agência e conta a cada transação.

Você também poderá criar e enviar QR Codes de pagamentos. Com essa facilidade, o cliente poderá fazer a leitura pela câmera do smartphone, efetuar o pagamento e, em poucos segundos, o valor estará disponível em sua conta.