Como o futebol pode influenciar as economias

Embora seja um esporte, o futebol não pode ser encarado apenas como uma modalidade ligada ao lazer, havendo todo um mercado milionário que acontece por causa dele. Na Europa, o futebol é, na verdade, um dos esportes mais impactantes na economia e os números que permeiam a modalidade são surpreendentes. Venha conhecer os dados revelados pela Análise Anual das Finanças do Futebol.

O futebol será, sem dúvida, uma das modalidades esportivas mais rentáveis do mundo. Na economia europeia, o seu impacto não poderia, portanto, deixar de ser imenso.
Muito mais do que uma disputa aliada à recreação e ao lazer, um jogo ou torneio de futebol é um cenário pautado por intensas lógicas comerciais, onde se consideram fatores diversos que os adeptos da modalidade desconhecem.
Contratações de jogadores, permutas, patrocínios, emissões televisivas e muitos outros elementos mostram bem que o futebol é um esporte que se joga muito na mesa da negociação e que depende fortemente de transações económicas.
Todas as lógicas e interesses que permeiam esse jogo estão, de alguma forma, também relacionadas com os novos mercados globais, os interesses que marcam as tendências e a facilidade que o mundo tecnológico trouxe a este meio.
Seria ingénuo acreditar que as ligas mundiais não se regem, tal como todos os mercados, pela economia. Ainda assim, embora muitos saibam disso, nem todos têm verdadeira noção da forma como o futebol impacta nos cofres nacionais. No caso da Europa, o futebol é um dos mercados mais impactantes no que respeita às transações económicas, apesar de o ser de forma distinta consoante o país e a equipa.

A Annual Review of Football Finance (Análise Anual das Finanças do Futebol) revelou recentemente alguns números sobre os valores da janela de transferências do futebol europeu entre 2008 e 2018. Venha saber qual o impacto que o futebol tem na economia europeia e quais as ligas que assim o determinam.

Ligas europeias com maior contributo para a economia

Nem todas as ligas da Europa contam com transações igualmente poderosas, no que respeita ao impacto económico.
Os países com as ligas que, na década entre 2008 e 2018 mais contribuíram para a economia europeia foram a inglesa, a alemã, a francesa, a italiana e a espanhola; sendo que, na época de 2017/2018, estas aglomeraram entre si 72% do total do investimento.
As constantes alterações do mercado futebolístico fazem com que estes países intercalem entre si. Ainda assim, há muito tempo que se encontram no topo da tabela no que se refere ao contributo económico.

O crescimento económico do futebol na Europa


Os números lançados pela Annual Review of Football Finance mostram que o futebol é, de facto, um mercado que move milhões. Estes dados, que foram revelados pela Deloite, mostraram que apenas na época de 2017/18 28 milhões de euros foram movidos no mercado futebolístico.
As ligas que acima mencionámos são as maiores responsáveis por este montante, cuja soma é, sem dúvida, surpreendente.
Além da contratação e da transferência de jogadores, também contam para este valor os fundos provenientes de patrocínios e dos direitos de emissão.

Fonte: Assessoria