Como fazer backup do WhatsApp e recuperar suas conversas

Recurso foi um dos assuntos mais pesquisados por usuários do Google no Brasil em 2021. Veja o passo a passo para guardar uma cópia das suas mensagens no iPhone e nos celulares Android.

WhatsApp marcou presença na lista do Google com os acontecimentos mais buscados no Brasil em 2021. O aplicativo despertou o interesse dos usuários após a pane que também afetou Instagram e Facebook em outubro e por dúvidas sobre como fazer um backup das mensagens.

Enquanto a queda do WhatsApp durou algumas horas, a importância de criar um backup no aplicativo é permanente. A opção pode ser encontrada nas configurações do mensageiro e está disponível para usuários de Android e iOS.

Segundo o WhatsApp, para criar um backup das conversas, é preciso ter conexão à internet e espaço na memória. Os aparelhos com Android precisam ter uma conta do Google ativa. No iPhone, é preciso ter uma conta do iCloud.

Como fazer backup do WhatsApp

  1. Abra as configurações do WhatsApp (o ícone de três pontos no Android ou o botão de “Ajustes” no iPhone);
  2. Selecione “Conversas”;
  3. Clique em “Backup de conversas”;
  4. Escolha a opção “Fazer backup”.

Esse processo fará o WhatsApp criar um arquivo que poderá ser usado caso você precise configurar sua conta em outro dispositivo. No Android, o conteúdo fica salvo na memória local e na sua conta do Google Drive, enquanto no iPhone, o backup vai para o iCloud.

Na tela “Backup de conversas”, também é possível configurar o mensageiro para fazer cópias das suas mensagens de forma automática. O aplicativo oferece opções de backups diários, semanais ou mensais.

Como fazer backup de conversas no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Como fazer backup de conversas no WhatsApp —

Como colocar senha no backup do WhatsApp

O WhatsApp liberou em setembro de 2021 uma opção para adicionar uma senha ao backup. Se o recurso for ativado, o arquivo ganhará criptografia de ponta a ponta e não poderá ser acessado por terceiros, nem mesmo o WhatsApp.

Para ativar a proteção extra ao backup, siga estes passos:

  1. Em “Backup de conversas”, selecione “Backup criptografado de ponta a ponta”.
  2. Clique em “Ativar”.
  3. Selecione a opção “Criar senha”.
  4. Digite uma senha e clique em “Avançar”.
  5. Insira a senha novamente e clique em “Avançar”.
  6. Para confirmar, selecione o botão “Criar”.

O WhatsApp explica que é possível mudar a senha do backup e desativar o backup criptografado. No entanto, se você esquecer a senha e não tiver acesso à sua conta, não será possível recuperar as mensagens salvas no backup.

Como fazer backup com criptografia de ponta a ponta no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Como fazer backup com criptografia de ponta a ponta no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApphttps://81f44bed75ce92ac5cb7a9df3907becb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Como recuperar mensagens do WhatsApp

O backup ser usado se você precisar configurar a conta do WhatsApp novamente. Para isso, é preciso usar o mesmo número de telefone e verificar se a conta do Google ou do iCloud está conectada no celular.

  1. Ao abrir o WhatsApp após a instalação, insira seu número de telefone.
  2. Selecione “Restaurar” quando o aplicativo oferecer está opção.
  3. Depois da restauração, clique em “Avançar”.

O aplicativo exibirá primeiro as mensagens de texto e continuará recuperando arquivos de mídia, como fotos e vídeos, até que todos estejam disponíveis. G1