Comerciantes e comerciários tomam as ruas em Amambai

Manifesto atendeu a chamado da Associação Comercial e teve passeata e carreata. Atos a favor da greve dos caminhoneiros e pela redução do preço dos combustíveis também ocorreram em vários municípios do Cone Sul.

Em atenção a um chamado da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) centenas de pessoas participaram no final da tarde dessa segunda-feira, dia 28 de maio, de uma manifestação em defesa da greve dos caminhoneiros e da redução do preço de combustíveis como o óleo diesel, já sinalizado pelo Governo Federal, da gasolina e do álcool.

O chamado oficial da ACIA era para que o comércio fechasse as portas uma hora mais cedo, às 17h, mas após fecharem os estabelecimentos, comerciantes e comerciários, boa parte com bandeiras e camisetas nas cores do Brasil, se aglomeraram praça Coronel Valêncio de Brum, a praça central da cidade, de onde saíram uma carreata e uma passeata, que percorreu a região central de Amambai.

Durante o manifesto, que também contou com a adesão de professores, funcionários públicos, profissionais liberais e membros da sociedade amambaiense, os manifestantes, ao som do Hino Nacional, escreveram nos vidros dos veículos “# Eu Apoio”.

Segundo manifesto

Este foi o segundo manifesto realizado pela população de Amambai em apoio a greve e as reivindicações dos caminhoneiros desde que começou a manifestação nacional na semana passada.

No sábado, dia 25, uma carreata com centenas de veículos e a participação de motociclistas e ciclistas, tomou as ruas da cidade e foi encerrada na Rodovia MS-386, na saída para Ponta Porã, onde desde terça-feira, dia 22, caminhoneiros e produtores rurais mantém um ponto de manifesto e bloqueio de tráfego para caminhões.

No Cone Sul

Essa segunda-feira, dia 28 de maio, também houve manifesto popular em apoio a greve dos caminhoneiros e pela redução o preço os combustíveis nos municípios de Paranhos, Sete Quedas, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí e em Naviraí.

Com exceção a Paranhos, que a iniciativa do manifesto foi da sociedade em geral, nos demais municípios as manifestação foram fomentadas pelas associações comerciais locais.

Além da ACIA, incentivaram as manifestações a ACISQ (Associação Comercial e Industrial de Sete Quedas), a Associação Comercial e Empresarial de Eldorado, a ACINI (Associação Comercial e Industrial de Iguatemi) a ACIMN (Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo), a ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí), a ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caarapó) e a ACCITA (Associação Comercial e Industrial de Itaquiraí).

Fonte: A Gazeta News