Cientistas desenvolvem trigo com 10 vezes mais fibra

Produto já estará no mercado em breve

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo tipo de trigo que contém dez vezes mais fibra que o trigo convencional, que ajuda a melhorar a saúde do intestino e também contra o câncer de intestino e diabetes tipo dois. A equipe de pesquisa é formada por expertos da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica, a empresa francesa Limagrain Ingredientes Cereais e a Corporação de Desenvolvimento e Pesquisa de Grãos, entidade financiada por produtores da Austrália. A pesquisa havia iniciado em 2006.

Os pesquisadores identificaram duas enzimas particulares que quando produzidos em trigo aumentam o conteúdo de amilose. “Desde aí, nós usamos a abordagem de melhoramento convencional, não técnicas de transgenia, e gerenciamos para aumentar o conteúdo de amilose do grão de trigo de aproximadamente 20% ou 30% para um sem precedentes de 85%”, disse pesquisadora da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica, Dr. Ahmed Regina.

“Isso foi suficiente para aumentar o nível de amido resistente para mais de 20% do amido total do grão comprado ao menos de 1% do trigo regular”, completou a pesquisadora.

Atualmente, um número reduzido de agricultores dos estados de Idaho, Oregon e Washingon, no Noroeste dos Estados Unidos, colheram trigo com alto nível de amilose pela primeira vez na história. A intenção é processar o trigo e incorporam a uma grande variedade de produtos nos Estados Unidos que estarão rapidamente nos supermercados do país. O insumo deve ser usado também na Austrália.

Fonte: Agrolink