Cientistas desenvolvem mel sem abelhas

A MeliBio, uma startup sediada em Berkeley que afirma fazer mel de verdade sem o uso de abelhas, fechou US $ 850.000 em financiamento pré-semente enquanto se prepara para um lançamento comercial para empresas de alimentos com seu mel vegano como ingrediente de marca mais tarde. Embora a tecnologia usada ainda não tenha sido publicada, é provável que seja semelhante a outros desenvolvimentos anteriores em “mel sem o uso de abelhas” ou “leite sem o uso de vacas” por meio de bactérias geneticamente modificadas ou leveduras que produzem os componentes, informou o Food Navigator.

A MeliBio recentemente depositou uma patente provisória sobre sua tecnologia, mas (ainda) não entrou em detalhes sobre seu processo patenteado. No entanto, ele diz que a produção envolve “ciência das plantas, biologia sintética e fermentação de precisão”, tecnologias agora sendo implementadas por um número crescente de empresas para produzir de tudo, desde proteína de soro de leite a enzimas e vitaminas , observou o CEO Darko Mandich. Um empresário sérvio e entusiasta do mel que se juntou ao biólogo molecular Dr. Aaron Schaller para criar o MeliBio no início do ano passado.javascript:””

Ele não entrará em detalhes neste estágio, mas disse que MeliBio está efetivamente biossintetizando o mel ao replicar o processo de várias etapas que as abelhas usam para converter o néctar (um líquido açucarado produzido por plantas com flores) em alimento (digestão, regurgitação, enzimático atividade e evaporação). O mel que ele e o Dr. Schaller estão produzindo contém todos os componentes principais do mel verdadeiro (contendo uma mistura complexa de açúcares e pequenas quantidades de proteínas, minerais, aminoácidos, enzimas e micronutrientes), incluindo componentes de interesse nutricional, bem como açúcares , afirmou ele. 

Fonte: Agrolink