Chuvas beneficiam plantio em diversas regiões do País

Chuvas beneficiam plantio em diversas regiões do País
As chuvas têm beneficiado a fase final de plantio nas lavouras de soja e milho. De acordo com informações da Somar Meteorologia, a última semana foi marcada pelas precipitações mais intensas na maior parte das áreas produtoras entre o Rio Grande do Sul e Paraná, no Triângulo Mineiro, oeste de São Paulo e em parte do Centro-Oeste.
“O plantio da soja vai continuar na região Sul e no MATOPIBA, que é a área agrícola que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Porém, o produtor do Norte e Nordeste deve ficar atento para a instalação da soja, pois a chuva só será mais significativa no fim de dezembro”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.
Outra área que deve registrar poucas chuvas nos próximos dias é o Rio Grande do Sul. No entanto, elas estão previstas para os lugares certos, como nas lavouras de milho no norte e noroeste do Estado. “Este padrão é bem diferente do que foi registrado no ano passado, mas ele não chega a trazer complicações para a planta”, comenta Oliveira.
Plantio do algodão inicia neste mês
Enquanto muitas lavouras finalizam o plantio, o algodão vai começar a ser plantado durante o mês de dezembro nos três Estados do Centro-Oeste e também na Bahia.
A estimativa é de uma área plantada menor, porém a safra deve ter um aumento de 9,7% e deve render 1,12 milhões de toneladas de caroço e 1,41 milhão de toneladas da pluma, ainda de acordo com a Conab.
Fonte: Somar Meteorologia