Bebida quente aumenta risco de câncer de esôfago

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Oncologia Digestiva da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, no Irã, apontou que beber três xícaras de chá verde ou preto (equivalente a 700ml), em temperatura acima de 60°C, aumentaria a probabilidade de câncer de esôfago em 90% comparado a pessoas que esperam o chá esfriar. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 10.790 novos casos para este ano. O tumor no esôfago é o sexto mais comum entre os brasileiros.

— Muitas pessoas gostam de bebidas quentes. No entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago e, portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfriarem — disse o principal autor do estudo Farhad Islami, da Associação Americana do Câncer e da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, à rede CNN.

O estudo acompanhou 50.045 pessoas, com idades entre 40 e 75 anos, por dez anos. A relação entre bebidas quentes e o aumento de chance de tumor no esôfago já era conhecida. Mas essa é a primeira vez que pesquisadores apontam a partir de qual temperatura o líquido passa a oferecer risco para a saúde.

— Essa ingesta pode causar pequenas áreas de queimadura na superfície interna que reveste o esôfago. Elas podem gerar uma lesão crônica naquela região, que favorece o contato de agentes carcinogênicos diretamente com o tecido do esôfago, agora sem tanta proteção por estar queimado — explica Raphael Araujo, cirurgião oncológico do aparelho digestivo e coordenador da equipe de cirurgia oncológica do Hospital Paulistano.

Apesar de o estudo ter sido feito com chá verde e preto, o café também pode provocar lesões no esôfago que aumentam risco de câncer.

— Ninguém precisa parar de tomar café, só não deve tomá-lo tão quente — recomenda Raphael Araujo.

Outra maneira de prevenir o câncer de esôfago é evitar o consumo de cigarro e álcool.

— Eles aumentam a lesão crônica nesse órgão, tanto pela fumaça do cigarro como pelo álcool, principalmente o destilado — diz o cirurgião.