Bairro do Paraguai sai do cinza do cimento para o colorido da arte, até com inspiração em Romero Britto

O bairro Guarani estão bem diferente de um ano atrás. Tem até concurso do jardim mais bonito e casa com poesia na fachada.

Por Martim Andrada, TV Morena

O cinza do cimento em diversas casas de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, deu lugar ao colorido da arte, ao romantismo da poesia, à beleza da natureza e à nostalgia de velhos costumes do país. Tem até as cores do brasileiro Romero Britto.

“Era feio, era um lixão”, lembra Rosário Villagro, uma das moradoras do bairro Guarani, que há um ano vem ganhando novos admiradores. “O pessoal cuida bem das ruas. Estou gostando de morar aqui”, fala o estudante Wesley Dias, novo na cidade.

As fachadas, e até lixeiras e postes, começaram a ganhar cor quando a prefeitura decidiu apostar em um projeto que deu super certo na Argentina, nos anos 30 e 40. No começo, a adesão foi pequena, mas agora, quase todas as casas estão coloridas.

Nas fachadas as pinturas são inspiradas em artistas famosos, na natureza do país, no folclore, costumes e até no próprio morador. “Esta foto é minha”, fala a moradora que pediu ao artista que pintasse ela mais nova.

Moradora ao lado de sua pintura quando mais nova — Foto: Reprodução/TV Morena

Moradora ao lado de sua pintura quando mais nova — Foto: Reprodução/TV Morena

Tem casa inspirada no brasileiro Romero Britto. Tem casa com poesias na fachada. Tem casa com lixeira que não parece local para se colocar os resíduos. Tem até casas que disputam qual é o jardim mais bonito.

O bairro agora tem turistas. E a prefeitura de Pedro Juan quer mais e mais deles pelo bairro Guarani. “Está atraindo mais visitantes e também diminuiu a criminalidade”, fala Sacha Cardona, secretário de Cultura, responsável pelo projeto.

Arte transforma bairro de Pedro Juan Caballero, no ParaguaiBom Dia MS00:00/03:33

Arte transforma bairro de Pedro Juan Caballero, no Paraguai

Arte transforma bairro de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. G1