Autoridades investigam morte de milhares de peixes na Costa Rica

Autoridades investigam morte de milhares de peixes na Costa Rica
Milhares de peixes foram encontrados mortos na costa do Golfo de Nicoya, na Costa Rica, nesta quarta-feira (15). O Ministério de Segurança Pública do país anunciou que o Serviço Nacional de Guardacostas e o Serviço de Vigilância Aérea estão colaborando com a investigação sobre o que pode ter causado a morte dos animais.
O caso ocorreu na Enseada de Abangaritos, no distrito de Manzanillo, região central de Puntaneras. Agentes da guarda costeira recolheram amostras dos peixes mortos no mar e na areia para enviar para a Universidade Nacional (UNA). A vigilância aérea também fez uma patrulha para analisar o dano ambiental causado na região.
De acordo com o comandante Freddy Campos, biólogo marinho da Unidade Ambiental da Guarda Costeira de Caldera, a maioria dos peixes são sardinhas do tipo Anchova, mas também foram encontradas outras espécies no local.
Após análise dos estragos, de acordo com o jornal “La Nación”, as autoridades proibiram a pesca, o consumo e a venda de peixes originados do local afetado. Além disso, os turistas foram alertados para evitar entrar no mar da região.
“Acreditamos que é algo pontual, mas devemos tomar medidas de precaução até que tenhamos um resultado das provas”, disse Daniel Salas, chefe de Vigilância da Saúde, ao “La Nación”.