Alta do milho em SC pode quebrar pequenas indústrias e produtores de aves e suínos

Entidades ligadas ao agronegócio de Santa Catarina, principal Estado comprador de milho do Brasil, protestam contra a forte alta da cotação do cereal e afirmam que o aumento de custos pode provocar a falência de agroindústrias da região e de produtores de aves e suínos.
“Desemprego na indústria, insolvência de criadores e quebradeira de empresas são os efeitos temíveis se a crise não for contornada”, disseram nesta quinta-feira a Organização das Cooperativas do Estado (Ocesc), Federação Estadual da Agricultura e Pecuária (Faesc) e Cooperativa Aurora, em nota conjunta.
Levantamento de preços feito pelo Cepea, ligado à Universidade de São Paulo, mostra que os preços do milho atingiram um recorde nominal na quarta-feira em Chapecó, principal cidade do oeste catarinense, onde se concentram as indústrias e os produtores de aves e suínos do Estado.
A saca de 60 quilos atingiu 41,86 reais, acumulando alta de 22,4 por cento apenas em janeiro ou de quase 60 por cento em 12 meses.
O milho é o principal insumo na composição da ração de aves e suínos, mas as lavouras de Santa Catarina não conseguem abastecer todo o consumo do Estado. Grandes volumes são comprados no Paraná e até em Mato Grosso, apesar dos custos de frete.
“As entidades querem evitar a repetição da crise do superencarecimento do milho de 2011/12, quando milhares de criadores quebraram e dezenas de agroindústrias fecharam ou foram incorporadas aos grandes grupos econômicos”, completou a nota.
Os preços elevados devem-se principalmente ao aquecimento das exportações. A alta do dólar frente o real tem tornado o produto brasileiro muito competitivo no exterior.
O Brasil terminou 2015 com embarques de 30,7 milhões de toneladas de milho, alta de 47 por cento ante 2014, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), ao passo que a safra brasileira (2014/15) cresceu menos de 6 por cento.
As entidades catarinenses pediram ao governo do Estado que leve a Brasília duas reivindicações: leilões de venda de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e concessão de subsídio de 10 reais por saca de milho transportada do Centro-Oeste para Santa Catarina, a ser deduzido dos créditos de PIS/Cofins que as indústrias da carne têm junto à Receita Federal.
No momento, a colheita milho da safra de verão 2015/16 está começando em Santa Catarina, disse à Reuters Jacó Ritter, gerente de compras de grãos da Aurora, cooperativa que rivaliza com JBS e BRF na produção de aves e suínos no país.
“Estamos aproveitando a colheita que está iniciando. Estamos comprando das cooperativas (vinculadas à Aurora). Isso abastece nossas necessidades temporariamente, mas com certeza não é suficiente para o ano todo”, afirmou o executivo.
Na terça-feira, a consultoria Agroconsult alertou que o mercado brasileiro pode enfrentar nova escassez de milho no segundo semestre de 2016, com possibilidade de importar alguns volumes dos Estados Unidos e da Argentina, em função de uma safra praticamente estável e de mais uma temporada com fortes exportações.
Reuters
Autor: Gustavo Bonato