Alerta: Saúde registra primeiro caso de influenza em Amambai

Paciente é uma jovem de 22 anos que faz parte do grupo de risco. Saúde faz alerta para vacinação. Gripe já provocou uma morte no Estado este ano.
Amambai registou oficialmente nessa quinta-feira, dia 18 de maio, o primeiro caso de influenza (gripe) doença que já provocou uma morte este ano em Mato Grosso do Sul, segundo a Vigilância Epidemiológica.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Sinthia Maciel Neves, o vírus do tipo H3N2 foi detectado em uma paciente de 22 anos que está dentro do grupo classificado como de risco pelo Mistério da Saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Leandra Henning, fazem parte do grupo considerado de risco, que necessitam tomar a vacina para a prevenção ao influenza, crianças de 3 anos a 5 anos, gestantes e puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz recentemente, pessoas de 60 anos acima, portadores de doenças crônicas, privados de liberdade (detentos), funcionários do sistema prisional e educadores (professores), além de jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Amambai atingiu 61% do público-alvo

Segundo a coordenadora de imunização Leandra Henning, do dia 17 de mês passado (abril) até essa quinta-feira dia 18 de maio, Amambai havia vacinado 61% (dados atualizados nesta sexta-feira) das pessoas incluídas no grupo de risco.

O índice está acima da média nacional divulgada na quarta-feira, dia 17 de maio pelo Ministério da Saúde, que é de 53%, mas ainda está longe da meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde local, que é abranger 80% do público-alvo até o final da campanha na próxima sexta-feira, dia 26 de maio.

O último sábado, 13 de maio, foi classificado nacionalmente como o “Dia D” para a vacinação contra a gripe e em Amambai a procura pela vacina nos postos de saúde foi satisfatória, segundo Leandra Henning.

De acordo com a coordenadora de imunização no decorrer da semana que antecedeu ao “Dia D” para vacinação, 4.600 pessoas foram imunizadas, cerca de 1.300 só no sábado, dia 13.

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o “Dr. Bandeira”, acompanhado pelo secretário de saúde do município, Sérgio Périus, visitou um dos postos de saúde durante a campanha no sábado, dia 13.

Na ocasião o Sérgio Périus, que pelas duas funções que exerce, a de professor e de secretário de saúde, está dentro do grupo considerado de risco, deu o exemplo e tomou sua dose da vacina. A vacina foi aplicada pelo prefeito, Dr. Bandeira, que é médico.

Saúde faz apelo pela vacinação

Com a comprovação da circulação vírus H3N2 no município, a Secretaria Municipal de Saúde faz um às pessoas que estão enquadradas no grupo considerado de risco relatado acima, para que procurem o posto de saúde e tomem sua dose da vacina.

Segundo Leandra Henning a campanha nacional de vacinação contra o influenza vai até sexta-feira da próxima semana, dia 26 de maio. Até lá a vacina, que é gratuita, pode ser encontrada em todos os postos de saúde da cidade em Amambai, com exceção ao Posto de Saúde Central.

Fonte: A Gazeta News