16 Psique, o asteroide que vale mais que a economia global da Terra e está na mira da Nasa

Seu valor é dezenas de vezes superior ao do nosso planeta Terra. Isso, claro, se um dia conseguirmos monetizar toda a riqueza que os cientistas estimam que tenha.

O asteroide 16 Psique, descoberto em 1852, tem 226 quilômetros de diâmetro e está a 370 milhões de quilômetros do nosso lar.

Recentemente, um novo estudo usou o Telescópio Espacial Hubble para obter uma imagem mais detalhada de um dos asteroides mais valiosos que conhecemos.

Telescópio espacial Hubble
Legenda da foto,O Hubble capturou imagens mais detalhadas da superfície do 16 Psique

O asteroide está na mira da Nasa (agência espacial americana), que, ao lado da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, planeja uma missão de exploração para o ano de 2022.

Fim do Talvez também te interesse

Asteroide ‘dourado’

Trata-se de uma rocha gigante que orbita no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Várias observações indicam que 16 Psique é composto principalmente de metais. Além disso, acredita-se que tenha feito parte do núcleo de um planeta que falhou em se formar.

Se for assim, isso pode nos dar mais informações sobre como o núcleo da Terra e de outros planetas se formaram.

Gráfico do planeta com tendências econômicas
Legenda da foto,A economia global do nosso planeta valia aproximadamente US$ 142 trilhões

“Vimos outros meteoritos que são em sua maioria metálicos, mas o que torna o Psique único é que ele pode ser feito inteiramente de ferro e níquel”, diz Tracy Becker, cientista planetária do Southwest Research Institute no Texas, Estados Unidos.

Becker faz parte da investigação mais recente da superfície do Psique.

Acredita-se que, além de ferro e níquel, o asteroide também possa conter platina e ouro. Todos esses metais são altamente valiosos.

Algumas estimativas indicam que o valor econômico total de todos os metais do Psique poderia ultrapassar 10 mil quatrilhões de dólares.

Levando em consideração que o valor da economia global em 2019 era de US$ 142 trilhões, segundo o portal de dados alemão Statista, pode-se dizer que os minerais de Psique valem cerca de 70 mil vezes mais.

Não é de surpreender que o 16 Psique também seja conhecido como “o asteroide dourado”.

Exploração

O estudo de Becker e seus colegas surge em meio aos preparativos da Nasa para viajar e entender melhor sua origem e características.

Logotipo do Space X em uma tela.
Legenda da foto,Se tudo correr de acordo com o plano, o Space X e a Nasa lançarão o rover da Flórida em 2022, chegando ao asteroide em 2026

“O que torna Psique e outros asteroides tão interessantes é que eles são considerados rochas formadoras do sistema solar. Quando chegarmos, vamos entender se é assim, e se não for, será tão emocionante quanto”, diz Becker.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o Space X e a Nasa lançarão uma nave exploradora em 2022, que alcançará o asteroide em 2026.

Esta será a primeira missão em que a Nasa investigará um corpo celeste de massa metálica em vez de uma formada por rochas e gelo. BBC